terça-feira, 25 de outubro de 2011

ADH PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA SALA HAMILTON CHAVES NO MEMORIAL DA RÁDIO DA LEGALIDADE NO PALÁCIO PIRATINI

Na tarde de terça-feira (25/10), às 15 horas, no Memorial da Rádio da Legalidade, no Palácio Piratini, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, major Franquilin, juntamente com o sargento Carlos (ADH),  participaram do evento de inauguração da "Sala de Imprensa Jornalista Hamilton Chaves", o qual foi o primeiro Chefe da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini entre 1959 e 1963, atuando corajosamente na Rede da Legalidade. A solenidade contou com a presença da Secretária de Comunicação do Governo do Estado Vera Spolidoro, do Jornalista Carlos Bastos e do Jornalista Ricardo Chaves,  filho de Hamilton Chaves.









DIRETOR DO PRESIDIO CENTRAL VISITA CEL SERGIO

Na tarde desta terça feira (25/10), o TCel Santiago - Diretor do Presídio Central de Porto Alegre, entregou um presente ao Cel Sergio em lembrançar ao seu aniversário.


SEGURANÇA PÚBLICA DEVE SER O TEMA DA PERGUNTA DO MÊS NO GOVERNADOR RESPONDE

A Segurança Pública, uma das principais preocupações dos gaúchos junto ao lado da Saúde e da Educação, tem tudo para ser o assunto da edição de outubro do Governador Responde. O tema é o mais votado até o momento, conforme a metodologia da ferramenta, que permite agrupar questões semelhantes e garante que os temas das respostas não se repetirão por três rodadas.
Para mais informações acessem: Gabinete Digital - Governador Responde

NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO PENITENCIÁRIO TOMA POSSE

O advogado Rodrigo Puggina tomou posse nesta segunda-feira (24) como presidente do Conselho Penitenciário do Rio Grande do Sul. Entre as metas de sua gestão, que tem duração de quatro anos, estão o aprimoramento dos recursos de gestão e a busca de novos parceiros como universidades e grupos organizados da sociedade civil.
Na cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou momentos da carreira de Puggina, como a defesa do direito de voto dos presos provisórios. O Conselho precisa de um presidente com o perfil questionador como o de Puggina, que provoque e contribua para uma boa administração do sistema prisional.
Pós-graduado em Direito Eleitoral, Puggina foi assessor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual; assessor jurídico da Terceira Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre; coordenador de projetos pelo Instituto de Acesso à Justiça, e membro da Comissão formada pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Conselho Nacional de Justiça para implantar o voto dos presos provisórios e dos adolescentes em conflito com a lei. Ele também foi vice-coordenador da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da OAB/RS e professor da Escola Superior de Magistratura e coordenador do Movimento Nacional pela Consciência Prisional.
Estiveram presentes o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, o diretor-geral  do IGP, João Luiz Corso, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, além de representantes do Judiciário.
Conselho Penitenciário
Ligado ao gabinete do secretário da SSP, o Conselho Penitenciário é composto por nove conselheiros titulares, cinco suplentes e pelo presidente. É responsável pela emissão de parecer sobre o livramento condicional, indulto e comutação de pena, inspecionar os estabelecimentos e serviços penais e o acompanhamento psicossocial do liberado condicional. Compete ao presidente orientar e coordenar a execução das atribuições do Conselho.