Prezados Senhores,
O Comitê das Entidades de Classe da Odontologia - CECO/RS, tem a satisfação de convidá-los a participar das atividades do Maio Vermelho 2013 - Luta Contra o Câncer Bucal.
Contamos com sua participação e divulgação junto aos seus colaboradores!
Dr. Bernardo Godolphim
Dra. Juliana Romanini
Coordenação Maio Vermelho
O câncer bucal está entre os dez tumores mais diagnosticados na população brasileira: são cerca de 15.000 novos casos a cada ano! No RS, a última estimativa feita pelo Ministério da Saúde (INCA,2012) refere a ocorrência de 820 novos casos, sendo que pelo menos 120 deles somente em Porto Alegre.
Tabaco e álcool são as principais causas para o aparecimento de câncer bucal. Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de homens e mulheres que fumam regularmente. No Brasil, nos últimos anos o consumo de álcool aumentou consideravelmente. Estes dois fatores, isoladamente, podem causar câncer. Porém, seu consumo associado aumenta em 40 vezes a possibilidade do desenvolvimento de lesões malignas na cavidade bucal. O fumo é responsável por cerca de 42 % dos óbitos por essa neoplasia e o etilismo pesado a cerca de 16% dos óbitos. A exposição solar prolongada é um fator de risco para o desenvolvimento da doença no lábio, que deve ser protegido, principalmente se sua atividade profissional e de lazer for ao ar livre!
Quando manchas ou feridas bucais não curam em um período de 15 dias, devem ser avaliadas. Ainda, alterações como dificuldade para falar, mastigar ou engolir podem servir como alerta. Lesões diagnosticadas precocemente têm mais de 80% de possibilidade de cura. O diagnóstico tardio diminui a qualidade de vida dos indivíduos.
As campanhas pontuais de prevenção ao câncer bucal, mais do que fazer exames de rastreamento, têm por objetivo alertar a população quanto à existência deste tipo de câncer, suas causas e a importância de conhecer a cavidade bucal. E, acima de tudo, informar e orientar a comunidade de que qualquer dúvida deve ser esclarecida pelo cirurgião-dentista mais próximo, aumentando a possibilidade de um diagnóstico precoce e reduzindo a morbidade e mortalidade desta doença
O Protocolo Maio Vermelho está sendo organizado pelo Comitê das Entidades de Classe da (CECO) em conjunto com CRO/RS, Faculdade de Odontologia da UFRGS, SMS Porto Alegre, Seção de Saúde Bucal da SES/RS, Assembleia Legislativa/RS. Este Protocolo orienta as ações para alcançar estes objetivos e foi apresentado aos profissionais da Saúde Bucal, representantes de cerca de 60 municípios gaúchos, na tarde de 09/05, no auditório da ABO/RS. Estes e outros municípios realizarão atividades de Luta Contra o Câncer Bucal no próximo dia 31 de maio e também durante a semana.
_