segunda-feira, 27 de maio de 2013

31 de Maio - DIA ESTADUAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER BUCAL

Prezados Senhores,
O Comitê das Entidades de Classe da Odontologia - CECO/RS, tem a satisfação de convidá-los a participar das atividades do Maio Vermelho 2013 - Luta Contra o Câncer Bucal.
Contamos com sua participação e divulgação junto aos seus colaboradores!
Dr. Bernardo Godolphim
Dra. Juliana Romanini
Coordenação Maio Vermelho

 
O câncer bucal está entre os dez tumores mais diagnosticados na população brasileira: são cerca de 15.000 novos casos a cada ano! No RS, a última estimativa feita pelo Ministério da Saúde (INCA,2012) refere a ocorrência de 820 novos casos, sendo que pelo menos 120 deles somente em Porto Alegre. 
Tabaco e álcool são as principais causas para o aparecimento de câncer bucal. Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de homens e mulheres que fumam regularmente. No Brasil, nos últimos anos o consumo de álcool aumentou consideravelmente. Estes dois fatores, isoladamente, podem causar câncer. Porém, seu consumo associado aumenta em 40 vezes a possibilidade do desenvolvimento de lesões malignas na cavidade bucal. O fumo é responsável por cerca de 42 % dos óbitos por essa neoplasia e o etilismo pesado a cerca de 16% dos óbitos. A exposição solar prolongada é um fator de risco para o desenvolvimento da doença no lábio, que deve ser protegido, principalmente se sua atividade profissional e de lazer for ao ar livre!
Quando manchas ou feridas bucais não curam em um período de 15 dias, devem ser avaliadas. Ainda, alterações como dificuldade para falar, mastigar ou engolir podem servir como alerta. Lesões diagnosticadas precocemente têm mais de 80% de possibilidade de cura. O diagnóstico tardio diminui a qualidade de vida dos indivíduos.
As campanhas pontuais de prevenção ao câncer bucal, mais do que fazer exames de rastreamento, têm por objetivo alertar a população quanto à existência deste tipo de câncer, suas causas e a importância de conhecer a cavidade bucal. E, acima de tudo, informar e orientar a comunidade de que qualquer dúvida deve ser esclarecida pelo cirurgião-dentista mais próximo, aumentando a possibilidade de um diagnóstico precoce e reduzindo a morbidade e mortalidade desta doença
O Protocolo Maio Vermelho está sendo organizado pelo Comitê das Entidades de Classe da (CECO) em conjunto com CRO/RS, Faculdade de Odontologia da UFRGS, SMS Porto Alegre, Seção de Saúde Bucal da SES/RS, Assembleia Legislativa/RS. Este Protocolo orienta as ações para alcançar estes objetivos e foi apresentado aos profissionais da Saúde Bucal, representantes de cerca de 60 municípios gaúchos, na tarde de 09/05, no auditório da ABO/RS. Estes e outros municípios realizarão atividades de Luta Contra o Câncer Bucal no próximo dia 31 de maio e também durante a semana.
Imagem inline 2
_

Banda de Música do CRPO VRS realiza projeto Música é Saúde

   Na quarta-feira à tarde (22/5), na rua Doutor Hidelbrand, na casa de Geriatria Bello Vivere, em São Leopoldo, a Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VRS) realizou o projeto Música é Saúde.

   O projeto foi desenvolvido por alguns integrantes da Banda de Música do CRPO/VRS de Novo Hamburgo, formado por instrumentistas de corda, percussão e metais.

   O projeto Música é Saúde, que teve início em 2011, é coordenado pelo sargento Marco Aurélio Ramos e visa levar alegria e entretenimento para os asilos, casas geriátricas e hospitais. O tempo de apresentação gira em torno de 45 minutos e não há custos para a instituição visitada.



 

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE MINERAÇÃO DOA VIATURA PARA A PATRULHA MARIA DA PENHA

          Na manhã de quinta-feira (23/5), na garagem do Quartel do Comando-geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, foi realizado o ato de entrega de uma viatura doada pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM). O automóvel Zafira Elite 2005, placas IMV 8792, servirá como viatura de uma Patrulha Maria da Penha, que será implantada na cidade de Charqueada, região carbonífera do estado.
  
          O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, confirmou, no dia 22 de fevereiro, a doação de um dos veículos da empresa para a Brigada Militar. Esse ato aconteceu por uma iniciativa da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, que faleceu no dia 13/3 deste ano.

         A chave da viatura foi entregue pelo presidente da CRM, Elifas Simas, para o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, que repassou para o major José Renato Romano dos Santos, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar.

         Estiveram presentes na cerimônia o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello; comandante do CPC, coronel João Diniz Prates Godoi; da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Bianca Inês Garcia da Silva Burger; comandante do 19º BPM, tenente-coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard; chefe de gabinete do secretário de segurança pública, Raquel Arruda Gomes, comandante do 28º BPM, major José Renato Romano dos Santos e o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas.