quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

INTEGRANTES DOS PROJETOS SOCIAIS FALAM SOBRE CONTEÚDO QUE SERÁ ABORDADO DURANTE OPERAÇÃO GOLFINHO

     Em 21 dez 2011, às 14h, na Sede da ADH, no litoral, o Chefe da Assessoria dos Direitos Humanos, Tenente coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira reuniu os projetos sociais para apresentação de seus integrantes. Na ocasião foram apresentadas as questões e orientações sobre os conteúdos que serão divulgados aos banhistas do litoral norte e sul.
       Projetos como: Salva-vidas mirim e master receberão orientações na praia, cada participante receberá uma camiseta e boné. O Proerd praia, uma inovação, tem a missão de difundir para um publico infantil e adulto, as formas de combater o uso de drogas, álcool e à violência doméstica. Também como projeto piloto, o Brigada Orienta terá como objetivo levar aos banhistas todas as formas de prevenção, na questão de incêndios, perigos com insetos e animais peçonhentos, prevenção no mar, insolação e abuso de álcool.
        O Brigada em cena, um grupo de teatro formados por brigadianos vem como objetivo de levar aos banhistas e moradores do litoral histórias de uma forma alegre a discução sobre a relação polícia e sociedade e outros assuntos de interesse da população como a Lei maria da Penha e comportamento no transito, serão realizadas apresentações de esquetes na beira da praia, bem como fará, em locais fechados, peças teatrais para grande público.









CHEFE DA ADH

Em 21 dez 2011, as 09h, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira distribuiu orientações para grupos sociais que participarão dos eventos no litoral.
Cada grupo social montou sua estrategia de trabalho, a fim de mostrar ao Chefe da ADH o funcionamento das ações dos projetos no litoral Norte e Sul.
Na parte da tarde o oficial responsável de cada projeto mostrará o funcionamento de seu projeto social ao chefe da ADH e para os outros grupos de projetos sociais.

CHEFE DA ADH REALIZA REUNIÃO COM EFETIVO DE PROJETOS SOCIAIS BM

        Em 20 Dez 2011, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Tenente Coronel Paulo Cesar Franquilin Pereira realizou nesta tarde, 14h, reunião com o efetivo dos Projetos Sociais que trabalharão no Litoral Norte e Sul.
       A reunião serviu para orientação do efetivo, ajustar equipes, informar funcionamento das ações sociais no litoral e distribuição de fardamentos para cada projeto.






i

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES E SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS

O Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública – a ser realizado de seis a nove de março de 2012,em Porto Alegre- está com inscrições abertas. O prazo para quem estiver interessado em participar do evento, que é destinado a servidoras e servidores da segurança pública do Rio Grande do Sul e a pessoas ligadas aos movimentos sociais da cidade e do campo, encerra quando forem preenchidas as 550 vagas disponíveis.
Como palestrante, a investigadora e ex-subdiretora-geral de Tratamento e Gestão Penitenciária da Espanha, Concepción Yagüe Olmos, que também foi responsável pelo Plano de Igualdade de Gênero da Secretaria da Segurança Pública daquele país, no período de2008 a2011. Também estará presente Mabel Bianco, presidente e fundadora da Fundação de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, da Argentina.
O seminário tem como objetivo ouvir e conscientizar os participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre governo e sociedade civil organizada. O evento visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero. Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o encontro se constitui em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.
Participam da organização do evento representantes das Secretarias Nacional de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica, das secretarias estaduais da Segurança Pública, de Políticas para Mulheres, da Comunicação e Inclusão Digital, do Gabinete da Primeira Dama do Estado, da Ouvidoria da Segurança Pública do RS e do Núcleo de Estudos de Criminalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


FORMATURA DO PROERD EM BARRA DO RIBEIRO

As dezenove e horas e trinta minutos do dia vinte de dezembro de dois mil e onze, nas dependências da escola estadual Francisco Rosales Neumann, ocorreu mais uma Formatura do PROERD, onde cinquenta alunos do quinto ano foram certificados pelo Instrutor Sd Lauri Moacir DETTONI.
Foram premiadas as alunas, Karol Pereira Boneberg da Silva e Maria Antônia Rodrigues Prardo,  que receberam um valor de cem reais em prêmios do Banco Banrisul e da Lotérica 663, uma medalha e um troféu por ter suas redações escolhidas como as melhores dentre todas as turmas.
Compareceram no local o Prefeito de Barra do Ribeiro Sr. Luciano Guimarães Machado Boneberg, a Diretora da Escola Francisco Rosales Neumann a Sr.ª Renata Diziedizink,  os Vereadores Sr. Jair Machado e Sr. Athos do Amaral Maicá.
Houve grande participação de familiares e amigos dos formandos, o Sr Prefeito Luciano, destacou a grande importância do PROERD em relação aos formandos, para que andem pelo caminho do bem e procurem adquirir o conhecimento para que no futuro sejam pessoas que saibam ficar longe das drogas.



TERRITÓRIO DA PAZ DO 21º BPM FAZ NATAL COMUNITÁRIO

Nesta quarta-feira (21/12) às 14h, na Escola de Ensino Infantil Paulo Freire, na rua Mississipi, s/n, no bairro Restinga, em Porto Alegre, será realizado o

Natal Comunitário do Território da Paz.

Visando estreitar os laços da comunidade e Brigada Militar, 150 crianças de zero à seis anos de famílias de baixa renda, receberão presentes doados pelos integrantes do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), comércio local e Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS).
O evento contará com a presença dos cavalos do 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon) e com um caminhão de bombeiros a disposição para realização de passeios e assistir a apresentação do Canil do 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE).
A diversão será garantida com os bonecos institucionais e com a Banda de Música da Brigada Militar.

A festa no Território da Paz também contará com a chegada do papai noel brigadiano, com o helicóptero do Batalhão de Aviação (BAvi).

COMANDANTE GERAL ALMOÇA NA ARENA DO GRÊMIO

Na manhã de terça-feira (20/12), no terreno onde está sendo erguida a nova Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre, o Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, Secretário da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira e o Comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, Chefe da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Júnior visitaram as obras do novo estádio gremista.
Ao meio-dia foi servido um almoço para os convidados oferecido pelo diretor da OAS Construtora, Eduardo Pinto. Na oportunidade o Major Guatemi entregou ao diretor da OAS a Revista da Brigada Militar.
 





 

CRPO VALE DO RIO PARDO ENTREGA RANCHOS Á COMUNIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Na terça-feira (20/12), o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) entregou ranchos para aproximadamente 100 famílias carentes do bairro Bom Jesus em Santa Cruz do Sul.

O projeto faz parte da Convivência em Harmonia, que tem como objetivo a aproximação da Brigada Militar e comunidade, com a intenção de prevenir a violência e esta iniciativa beneficia desde 2008, de crianças até idosos que moram no local.

Objetivo é aproximar a Brigada Militar da comunidade carente, indicando que a ação policial não visa somente à repressão e sim o interelacionamento polícia-comunidade.



COMANDANTE GERAL RECEBE VISITA DA FRENTE PARLAMENTAR PRÓ-SEGURANÇA PÚBLICA

Na tarde de terça-feira (20/12), o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu recebeu a visita do Coronel Bressan, do Deputado Estadual Capoani e da Deputada Estadual Zilá que compõe a frente parlamentar pró-segurança pública.
A visita abordou uma audiência para tratar sobre assuntos relacionados à corporação.







3º BABM FAZ DOAÇÃO A SARGENTO QUE PERDEU CASA E ESPOSA EM INCÊNDIO


Na terça-feira (20/12), o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) entregou materiais de construção ao sargento João Almir Ramos do Amarente, do Grupo de Polícia Ambiental de Taquara, que está recebendo doações para construir uma nova casa, pois sua residência foi totalmente destruída em um incêndio no final de novembro, causando, inclusive, a morte de sua esposa. O policial, do Corpo de Voluntários Militares Inativos (CVMI) recebeu telhas, sacos de cimento, tijolos, e tábuas, entre outros materiais.
Participaram da entrega os comandantes do 3º BABM, major Eliel de Souza Roque; da Companhia Ambiental de Caxias do Sul, capitão Cezar Augusto Chaves; e do pelotão Ambiental de Canela, tenente Carlos Erinaldo Freitas da Rosa, além de colegas de farda do servidor.

CONFERÊNCIA LGBT: MAIS DE 90 DIRETRIZES SERÃO ENCAMINHADAS AO PLANO NACIONAL LGBT

Após quatro dias de intensos debates, os quase mil participantes da 2ª Conferência Nacional LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, modificaram e aprovaram, na madrugada desta segunda-feira (19), mais de 90 diretrizes que serão incorporadas ao Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNLGBT).

Também foram encaminhadas 19 propostas de saúde, enfrentamento ao machismo, ao racismo, promoção da igualdade racial, políticas de juventude e de recorte intergeracional. O pleno aprovou, ainda, mais de 50 moções entre repúdio, apoio e congratulações como, por exemplo, uma parabenização à ministra dos Direitos Humanos pela campanha de sensibilização contra a homofobia, lançada na abertura da Conferência e à equipe de DST/AIDS do Ministério da Saúde, por seu histórico político de parceria com a sociedade civil e posturas coerentes em relação à população LGBT.

Os eixos das políticas, amplamente debatidos em nível municipal e estadual durante o ano de 2011, foram discutidos nos Grupos de Trabalhos (GT’s) que aconteceram ao longo de todo o sábado (17). No total, foram criados 17 grupos: poder legislativo e direitos da população LGBT; cultura; turismo; comunicação social; esporte; saúde; educação; desenvolvimento social e combate à miséria; trabalho, geração de renda e previdência social; sistemas de justiça, segurança pública e combate à violência; enfrentamento ao machismo e ao racismo, promoção da igualdade racial e políticas de juventude; pacto federativo e articulação orçamentária e direitos humanos e participação social.

Com o tema Por um país livre da pobreza e da discriminação promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o encontro foi marcado por fortes discussões como, por exemplo, a aprovação PLC 122/2006, em tramitação no Senado Federal, que criminaliza a homofobia e o acesso específico às políticas públicas de Estado para o público LGBT.

A plenária final da conferência, que teve início na manhã de domingo (18), foi presidida pela vice-presidenta do Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), Irina Bacci. No total, foram mais de 600 delegados votantes e quase mil participantes com direito à voz, representando os 27 estados federativos.