sexta-feira, 15 de julho de 2011

IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DO IDOSO

Nesta sexta-feira (15/7), às 19h, a ADH esteve presente na cerimônia de abertura da 4ª Conferência Estadual do Idoso. O evento reunirá cerca de 500 pessoas no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa nos três dias do evento. Organizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o encontro começou na tarde desta sexta-feira (15), com a presença de delegados eleitos em 98 conferências municipais, realizadas em diferentes regiões do Estado. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o senador Paulo Paim participaram da abertura da conferência.

Durante os três dias do evento, serão promovidas palestras e formados grupos de trabalho. Um relatório com demandas coletadas nas conferências municipais será apresentado com o objetivo de eleger ações para serem viabilizadas pelo Governo do Estado.

As atividades se estendem até as 14h do dia 17, com a plenária final sobre a aprovação das deliberações e eleição dos delegados à III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A diretora de Direitos Humanos da SJDH, Tâmara Biolo Soares, diz que o próprio tema da conferência já ressalta a importância do encontro: "A Intersetorialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa - uma responsabilidade de todos nós". Além disso, ela destaca a preocupação da Secretaria da Justiça em "induzir políticas públicas para atender as especificidades dessa população". O encontro, conforme Tâmara, reunirá representantes de 98 conferências realizadas em diferentes regiões do Estado numa demonstração de "democracia e cidadania". Destaca, ainda, que a conferência será a oportunidade para essa população debater políticas públicas em seu benefício.

Estiveram presentes também o Secretário de Segurança Pública Airton Michels, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos - Fabiano Pereira, o Procurador do Estado - Carlos César D'Elia, a Defensora Pública do Estado - Josane de Almeida Heerdt, o deputado Nelsinho Metalúrgico representando o presidente da Assembléia Legislativa Adão Villaverde, a presidente do Conselho Nacional do Idoso - Karla Giacomin, a presidente do Conselho Estadual do Idoso - Eliane Jost Blessmann, o Sub-Comandante-Geral da Brigada Militar - Coronel Altair de Freitas Cunha, além de delegados das comissões de idosos e convidados.

Comandante-Geral da BM recebe Visita do Secretário da Justiça e Direitos Humanos

Na tarde de sexta-feira (15/7), às 17h, o comandante-geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu, recebeu no seu gabinete a visita do secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, acompanhado do presidente da câmara de vereadores da Barra de Quaraí, Sérgio Campos. Participou também da visita o Maj Boesio assessor da secretaria.



Comandante-Geral recebe convite da comissão da formatura do CBAPM

Na tarde de sexta-feira (15/7), às 16h, o comandante-geral da Brigada Militar, cel Sérgio Roberto de Abreu, recebeu a comissão dos formandos do Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) acompanhada do comandante do corpo de alunos, maj Lúcio Alex Ruzicki.
Na oportunidade os formandos representados pelos alunos-tenentes Nasser, Cabreira, Palhares e Castanho, entregaram o convite da formatura, que ocorrerá no dia 22 de julho, ao comandante-geral da Brigada Militar.



CONFRATERNIZAÇÃO NO NÚCLEO DE PROJETOS SOCIAIS

Na quinta-feira (14/07), na sede do Núcleo de Projetos Sociais da Brigada Militar, ocorreu uma confraternização, "festa junina", com as crianças do projeto PM MIRIM. Presentes no evento o Chefe da ADH, Major Franquilin, Capitã Letícia, Sargento Ferrazza, Sargento Batista, e Soldado Mattos, juntamente com os integrantes do Núcleo, Soldado Paulo, Soldada Márcia e Secretária Mairi.











18º BPM REALIZA FORMATURA DE 650 ALUNOS DO PROERD

Na sexta-feira (15/07), às 09h, na sede do 18º BPM, situado na Av. Senador Salgado Filho, nº 1119, Bairro Santa Isabel, em Viamão, ocorreu à formatura de 650 alunos do PROERD (Programa Educacional de Combate às Drogas e à Violência), de doze escolas, quatro estaduais e oito municipais.

A formatura contou com a presença do comandante do 18º BPM ten cel Alfeu Freitas Moreira, maj Marcelo Giusti representando o Comando Geral da Brigada Militar , o Prefeito Municipal Alex Boscaini, o Secretário de Educação do Município Gilnei Leite, o vereador “Maninho” Fauri, a Vereadora Belamar Pinheiro, o Pároco da Paróquia Santa Isabel Valdir Formentini e o Presidente da OAB Jose Onofre Saikoski, dentre outros.

Foram realizadas diversas atividades e proporcionada diversas atrações para os alunos formandos, como passeios a cavalo com animais do 4º RPMOM da Brigada Militar, passeio nas viaturas, apresentação dos cães com Cinófilos do BOE, apresentação da Banda de Música da Brigada Militar, além de 700 lanches doados pelo Mac’ Donalds.




Seminário "Formas de Violência Contra o Adolescente"

Na Tarde desta sexta feira (15/07), o Maj Franquilin chefe da Assessoria de Direitos HUmanos da Brigada Militar participou do Seminário "Formas de Violência Contra o Adolescente", falondo sobre o tema " A Abordagem Policial sob a Ótica dos Direitos Humanos".










FOTÓGRAFOS E ATOR FAZEM UMA REFLEXÃO DOS 24 ANOS DE OCUPAÇÃO DO UMBU

Os 24 anos de ocupação do Parque Residencial Umbu, foi marcado (com um dia de reflexão)  nessa terça (12) de julho na comunidade do Umbu em Alvorada/RS com a Exposição dos jornalistas fotográficos Jorge Aguiar e Tadeu Vilani: projeto "UMBU", e as intervenções circenses do ator Eduardo Toledo, Mágico Dudu: projeto "Palhaço na Periferia". A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade da sua importância histórica no mundo (quando vários ativistas sociais no dia 12 de julho de 1987 mobilizaram centenas de famílias "sem teto", realizando a primeira ocupação de habitação popular da América Latina).
As iniciativas de reflexão vêm sendo realizados todos os anos pela ONG MOVIMENTAÇÃO que busca a participação de ativistas sociais, com apoio da iniciativa privada e de outras organizações da sociedade civil organizada. Esse ano, através do Ponto de Leitura da ONG MOVIMENTAÇÃO com o Projeto "Caravana da Restauração Social" o ato assume um compromisso maior: quebrar os paradigmas da violência através da valorização da comunidade, registrando sua história de lutas e vitórias no simbolismo de sua territorialidade.
Participaram do ato de reflexão dos 24 anos do Umbu, interagindo com as famílias no bairro: a representação da OSCIP GUAYÍ através da coordenadora Cristina Bottaro e Carmelita Lutkmeier, do Projeto Economia Solidária e Desenvolvimento Local - que lançaram o Boletim "contando a história do bairro"; da representação da Associação de Moradores do Umbu; da União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA); da Associação Carnavalesca Estrela do Umbu; da ONG EMBRIÃO; do representante Grupo de Estudo dos Micros Projetos do Território de Paz "Projeto Criança Feliz"; o Griô Prudêncio e a representação do Instituto Photo da Lata.
Exposição Fotográfica "UMBU"
O Coletivo MILVUS apresenta a exposição fotográfica "UMBU"   que nos  olhares dos fotógrafos Jorge Aguiar e Tadeu Vilani mostram o dia-a-dia dos moradores do Bairro.
Local  Oficina Ciclista - Rua México n° 121 - Largo da Praça Senzala
Visitação da Exposição de 13 a 30 de Julho, de Segundas a Sábado das 09h às 20h
Dia 16  de Julho às 17h - Lançamento do Catálogo fotográfico UMBU e projeção  do vídeo-documentário 
Visite o Blog na Web

Contatos: Jorge Aguiar - (51) 85626616 e Tadeu Vilani - (51) 81226866
Projeto "Palhaço na Periferia": Ator Eduardo Toledo (Mágico Dudu)
Contatos: Eduardo Toledo (51) 9262-7807 - magicodudu@hotmail.com
Visite o Blog na Web


Débora Machado Gonçalves
Presidenta da ONG MOVIMENTAÇÃO

Núcleo de Comunicação da ONG MOVIMENTAÇÃO
Base operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO - Ponto de Leitura: Rua Concórdia, 571, Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS, CEP: 94801-971. Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417  






17º BPM REALIZA FORMATURA DO PROERD

Em 08 de julho de 2011, o 17º Batalhão de Polícia Militar, realizou na tarde de sexta-feira, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizada na Praça Borges de Medeiros. Cerca de 500 alunos de 9 a 12 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares, participaram da cerimônia, que foi concluída no Ginásio Municipal Aldeião. A solenidade foi conduzida pelo comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Dirceu Francisco Rodrigues Lopes, na presença de autoridades civis e militares, além de diretores e professores das escolas participantes e comunidade em geral.
Durante a atividade, motoqueiros da Associação Motoesporte e Lazer de Gravataí (AMEG) fizeram uma exibição de manobras para o público presente, como forma de conscientizar motociclistas e simpatizantes sobre o uso correto dos veículos em vias públicas e nas pistas. Além do apresentação das motos, o Canil da Brigada Militar fez uma demonstração de como os cães treinados auxiliam no combate ao crime no Município.
A prefeita Rita Sanco parabenizou os estudantes que participaram do programa de prevenção às drogas e o trabalho da Brigada Militar. “É relevante esta luta contra as drogas que em Gravataí conta com um trabalho em rede, envolvendo as entidades em articulação com os serviços disponibilizados pelas diversas secretarias da Prefeitura. A prevenção é uma abordagem necessária nas escolas e na comunidade, em conjunto com as políticas sociais que promovemos nas áreas da cultura, esporte, lazer e entretenimento”, salientou.
Após o ato na praça, os estudantes seguiram em caminhada até o Ginásio Aldeião, levando cartazes com mensagens que frisavam a importância da prevenção às drogas. No local, a cerimônia de formatura foi concluída com a entrega dos certificados aos alunos participantes do PROERD.


17ºBatalhão de Polícia Militar
Assessoria de Comunicação Social
Rua Dr. Luís Bastos do Prado, 901, Centro, Gravataí/RS Fone: 3488.44.69- ramal 108

17bpm-comsoc@brigadamilitar.rs.gov.br