terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BRIGADA ORIENTA E PROERD PRAIA REALIZAM ATIVIDADES EM CIDREIRA, QUINTÃO, PINHAL E MAGISTÉRIO

       Integrantes da Brigada Militar, estiveram no dia 03/01, realizando atividades em Cidreira, onde, através do Projeto PROERD Praia, orietaram as crianças por meio de palestras e exposições sobre o mal que as drogas e o álcool fazem para as pessoas que os utilizam. Ainda em Cidreira o Projeto Brigada Orienta, que atinge o público adulto, repassou informações e orientações sobre segurança e prevenção aos veranistas para que assim tivessem um "Verão Numa Boa". As atividades ocorreram nas instalações do SESC. Os grupos ainda estiveram na Colonia de Férias dos Servidores do DAER onde também deram dicas de segurança e os cuidados que os veranistas devem ter para aproveitarem ao máximo o verão.  
       Durante o dia os Policiais Militares realizaram visita ao Secretário de Saúde da Prefeitura de Magistério, Sr. Antônio Polharim e a Secretária de Turismo e Lazer de Pinhal, Sr.ª Tatiana Weissheimer.







CHEFE DA ADH VISITA CASA DA BRIGADA EM CAPÃO DA CANOA

      Em 03-01, o TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos e Coordenador do Proerd, visitou as instalações da Coordenação dos Projetos Sociais em Capão da Canoa, onde o Cap Cilon exerce suas funções de Coordenador no Litoral Norte.





        

CHEFE DA ADH VISITA PM3 NA BASE DE COMANDO

         Durante a tarde de hoje (03/01), o TCel Franquilin realizou uma visita à Base de Comando da Brigada Militar, em Tramandaí, cujo objetivo principal era  verificar o lançamento dos dados das atividades realizadas pelos integrantes do Brigada Orienta, no sistema Módulo de Cadastro de Operação (MCop).
         Ficou acertado que será incluído o nome dos projetos sociais que estão sendo realizados na 42º Operação Golfinho, sob a coordenação da Assessoria de Direitos Humanos, para que os coordenadores dos projetos possam gerar os relatórios individualmente, garantindo à chefia do Brigada Orienta verificar a eficácia de cada projeto social desenvolvido. Também foi solicitado que fosse alterado o ícone do georeferenciamento para o logotipo da ADH.

TCEL FRANQUILIN ACOMPANHA PROJETO PM MIRIM E PM MASTER EM IMBÉ.

Na manhã desta terça feira (03/01), aconteceu na orla de Imbé na guarita 133, o Projeto Salva Vidas Mirim e Salva Vidas Master, os quais fazem parte do Brigada Orienta que é coordenado pela Assessoria de Direitos da Brigada Militar.
Os participantes do Projeto Salva Vidas Mirim tiveram noções sobre riscos do mar, dicas de segurança na praia, noções de prevenção às drogas e à violência e conceituação de meio ambiente e a importância da sua preservação, entre outros assuntos relevantes à faixa etária, já o Projeto Salva Vidas Master tem o objetivo de preparar os adultos e suas famílias para curtirem um veraneio com segurança e tranquilidade. Para tanto, os policiais militares e salva-vidas que integram a equipe passam orientações aos adultos sobre exposição solar e seus riscos à saúde, preservação do meio ambiente e coleta seletiva de lixo, noções sobre a atividade dos salva-vidas, significado e utilização das bandeiras dos salva-vidas, dicas de segurança, morfologia do mar, noções de atendimento pré-hospitalar e suporte básico da vida, prevenção ao uso de drogas e comportamento das crianças à beira mar. No total participaram 19 crianças e 26 adultos.



SUBCOMANDANTE GERAL DA BM VISITA O 4º BPM

Na tarde de segunda-feira (2/1), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em Pelotas, o Subcomandante Geral da Brigada Militar, Coronel Altair de Freitas Cunha, reuniu-se com o Comandante do Comando Regional de Policiamento Sul (CRPO Sul) Coronel Flávio da Silva Lopes, Chefe do Estado Maior do CRPO Sul, Tenente Coronel Elizeu Antonio Vedana e o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) Tenente Coronel Antonio Adalberto Borges a fim de tratar das rotinas administrativas e operacionais da Brigada Militar na Operação Golfinho 2011/2012.

Na oportunidade além dos oficiais que compõe o comando do batalhão e da Operação Golfinho região Sul, estava presente o Chefe de Operações e Treinamento da Brigada Militar Tenente Coronel Luis Henrique Oliveira de Oliveira.

No decorrer da reunião o comandante do 4º BPM Tenente Coronel Adalberto apresentou para o Coronel Altair o planejamento e as atuações do 4º BPM na região e as operações realizadas no município de Pelotas.



BRIGADA MILITAR PROMOVE NESTA SEMANA CURSOS PARA SALVA-VIDAS MIRINS

Ao longo da semana, a Operação Golfinho da Brigada Militar (BM) realiza cursos para salva-vidas-mirins em praias dos litorais norte e sul do Estado. As atividades são voltadas para crianças de 08 a 12 anos e duram uma manhã. Veja reportagem completa clicando no linck abaixo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/verao/noticia/2012/01/brigada-militar-promove-nesta-semana-cursos-para-salva-vidas-mirins-3618650.html

CHEFE DA ADH CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO LITORAL

     Na manhã desta terça feira (03/01/2012), o chefe da ADH e Coordenador do Programa Brigada Orienta no Litoral, TCel Paulo Cesar Franquilin Pereira, concedeu entrevista ao apresentador Maxwell da rádio Litoral 1460 AM.
     O TCel Franquilin falou sobre o Programa Brigada Orienta que está sendo desenvolvido no litoral norte e sul, através dos diversos projetos sociais, também fez a entrega de material ilustrativo de divulgação e as Revistas da Legalidade e do aniversário da Brigada Militar. Foi agendada nova entrevista para quinta feira  05/01 às 9:30h, onde será explicado o funcionamento de cada projeto.






SALVA VIDAS FEMININAS

À beira do mar, sob o sol escaldante e cuidando o movimento de quem entra e sai da água. Engana-se quem pensa que a descrição é de uma pessoa que está de férias na praia. Pelo contrário, é na labuta diária que 14 mulheres exercem a profissão de salva-vidas, muitas vezes, escondidas entre os 1,2 mil colegas do sexo masculino em todo o litoral gaúcho. Não estranhe se encontrar em alguma das 325 guaritas do Rio Grande do Sul uma mulher com apito em punho, rímel nos olhos e atenta às ondas do mar.

Em praias e balneários lotados, a figura feminina se destaca não só pela beleza, mas, de um modo especial, pela competência. Responsável pelo resgate dos afogados, com força de vontade elas vencem um rigoroso treinamento físico e psicológico e trabalham com bravura para salvar vidas durante o veraneio.

Aos 24 anos, a soldado Carla Avozini atua pela segunda vez como salva- vida e é uma das 14 profissionais do mar. Moradora de Santa Maria, durante o verão, Carla praticamente se muda de mala e cuia para a guarita 134 de Imbé onde cuida cada detalhe do mar e de quem está ao redor das águas.

“Sempre gostei de nadar. Fiz o curso para essa função e consegui a vaga. Sou a salva-vidas mais jovem desta temporada. Como há poucas mulheres no efetivo da Brigada Militar, isso se reflete também na equipe da Operação Golfinho. Somos poucas, mas fazemos um belo trabalho”, explica. Estudante de pós-graduação em Enfermagem, Carla diz não sofrer qualquer preconceito ou assédio por ser mulher. Segundo ela, o importante é estar atento às necessidades do veranista e ajudar a evitar o pior. “Na hora de agir, não importa se é homem ou mulher, não tem essa de sexo frágil. É necessário ter condições para realizar o salvamento. Em dias calmos, efetuamos, no mínimo cinco resgates. E esse número aumenta muito em feriados, como o final do ano. Não tem preço salvar uma vida das águas”, diz a soldado, ao destacar que na última temporada 2.179 vidas foram salvas. Amante do trabalho, Carla dá três dicas básicas sobre como o banhista deve se comportar para evitar os perigos do mar. “Sempre tomar banho em frente à guarita do salva-vidas”, aconselha. Ela ainda adverte que é bom respeitar o que diz um velho dito popular, mas muito oportuno: “Água no umbigo: sinal de perigo”. “Jamais entrem no mar após ter ingerido bebida alcoólica”, ressalta.



Fonte: Correio do Povo

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHERES E A SEGURANÇA PÚBLICA ESTÁ COM AS INCRIÇÕES ABERTAS

O Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública – a ser realizado de seis a nove de março de 2012, em Porto Alegre - está com inscrições abertas. O prazo para quem estiver interessado em participar do evento, que é destinado a servidoras e servidores da segurança pública do Rio Grande do Sul e a pessoas ligadas aos movimentos sociais da cidade e do campo, encerra quando forem preenchidas as 550 vagas disponíveis.
Como palestrante, a investigadora e ex-subdiretora-geral de Tratamento e Gestão Penitenciária da Espanha, Concepción Yagüe Olmos, que também foi responsável pelo Plano de Igualdade de Gênero da Secretaria da Segurança Pública daquele país, no período de 2008 a2011. Também estará presente Mabel Bianco, presidente e fundadora da Fundação de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, da Argentina.
O seminário tem como objetivo ouvir e conscientizar os participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, por meio de explanações e debates participativos entre governo e sociedade civil organizada. O evento visa proporcionar um amplo debate, discutindo o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero. Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o encontro se constitui em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.
Participam da organização do evento representantes das Secretarias Nacional de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica, das secretarias estaduais da Segurança Pública, de Políticas para Mulheres, da Comunicação e Inclusão Digital, do Gabinete da Primeira Dama do Estado, da Ouvidoria da Segurança Pública do RS e do Núcleo de Estudos de Criminalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


POLICIAIS FEMININAS PRESENTES NO CURSO PARA A HABILITAÇÃO DE MENTOR PROERD

Policiais femininas da Brigada Militar, as Capitãs Richter e Letícia, a Tenente Luzelani e praças femininas da Instituição, compareceram no mês de Novembro/2011, em Santana do Livramento, freqüentando o Curso para a Habilitação de Mentor PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.
Na docência do Curso, participaram também, Policiais Militares de Minas Gerais, a Primeiro Tenente Danúbia.
Dos trinta e seis participantes, doze eram mulheres, destacando dessa forma, a crescente participação das mulheres nas ações de Segurança Pública e prevenção às drogas.


PELOTÃO AMBIENTAL DE RIO GRANDE FLAGRA PESCA PREDATÓRIA DE CAMARÃO

Na segunda-feira (02/01), em Rio Grande, uma patrulha do Pelotão de Polícia Ambiental realizava fiscalização na Laguna dos Patos e flagrou dois indivíduos, cada um em um barco do tipo caíco, realizando a pesca predatória do camarão, que está proibida nesta época devido ao defeso da espécie.
Um dos homens tinha no barco quatro redes “aviãozinho” e cinco quilos de camarão. O outro portava oito redes utilizadas na captura do camarão e 60 quilos do crustáceo. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e responderão a  termo circunstanciado com base na Lei dos Crimes Ambientais (Lei Fed. 9605/98).  As redes apreendidas foram levadas para a sede do Pelotão Ambiental e os infratores foram nominados fieis depositários das embarcações. O camarão apreendido foi doado ao projeto Mesa Brasil.


CMT GERAL RECEBE VISITA DO PREFEITO DE ERECHIM

Na segunda-feira (2/1), no Quartel do Comando-geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o Comandante-Geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu e o seu chefe de gabinete, Coronel Paulo Henrique Gonçalves Sperb, receberam o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis juntamente com o secretrário de segurança municipal, DécioVicelli e o secretário de administração, Gerson Berti. A pauta da reunião foi a realização de um curso de formação de soldados na cidade.


Governo lança Casas da Juventude para combater violência em comunidades carentes

A alegria tomou conta da Vila Cruzeiro na tarde dessa quarta-feira (28), durante o lançamento da Rede Casas da Juventude. Crianças e adolescentes da ONG Canta Brasil dançaram e cantaram na presença do governador Tarso Genro, celebrando o início da aproximação do Estado com os jovens de comunidades carentes através do programa RS na Paz.
Com uma sede na Vila Gaúcha – que faz parte da Cruzeiro – a Canta Brasil é uma das três ONGs que firmaram parceria com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) para a implantação das Casas da Juventude. Os espaços, destinados à convivência e atendimento de crianças e jovens, serão executados também em conjunto com a ACM, na Restinga, e com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente na Lomba do Pinheiro e Bom Jesus.
Essas entidades já possuem trabalhos sociais nos locais, de maneira que o Estado ampliará sua atuação e fornecerá as condições para o atendimento de um número maior de jovens. Serão oficinas de capacitação profissional, inserção produtiva, formação cultural, espaços de lazer e a instalação da Justiça Restaurativa Juvenil, através da formação de jovens para atuarem como mediadores de conflitos na própria comunidade.
“Além do policiamento comunitário e das ações de Segurança, o RS na Paz possui um foco preventivo em relação à violência, e é nesse sentido que se inserem as Casas da Juventude”, explicou o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Durante o ato de lançamento, Fabiano chamou ao seu lado o jovem L.F., egresso da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) que participou do programa profissionalizante POD Socioeducativo, usando a história do adolescente como exemplo.
“O L.F. morou na rua e sentiu o desprezo da sociedade, que o abominava. Se envolveu com criminosos e cumpriu a medida socioeducativa na Fase, mas ganhou a oportunidade de aprender uma profissão. Hoje, nem pensa em retornar para a vida do crime, pois é reconhecido e respeitado. Foi o fim da invisibilidade. É um exemplo de que a prevenção, através da geração de oportunidades, tem que ser o centro das políticas públicas de combate à violência”, afirmou Fabiano.
Emocionado, L.F. cantou um rap que compôs em homenagem ao programa, arrancando aplausos entusiasmados das autoridades e das centenas de jovens que acompanhavam a atividade.
A centralidade da prevenção proposta pelo secretário encontrou eco nas palavras do governador Tarso Genro. “O que está acontecendo aqui, ao vivo e a cores, é a única saída para uma atuação efetiva do Estado no combate à violência, porque bloqueia a possibilidade de jovens serem orientados pelo crime”, disse Tarso. As Casas da Juventude, segundo o governador, mostram as diretrizes do governo para a área. “Esse projeto espelha precisamente a visão do nosso governo, de segurança cidadã”, afirmou.
Metas
Antes da cerimônia de lançamento, Tarso visitou a sede da Canta Brasil na Cruzeiro, onde conversou com moradores e assistiu à uma apresentação do projeto. A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, explicou que a intenção é diminuir em 50% a criminalidade infantojuvenil nas comunidades envolvidas e em 60% a reincidência entre jovens que já cumpriram medidas socioeducativas. Segundo Tâmara, as Casas da Juventude devem atender cerca de 5 mil crianças e adolescentes em cada um dos locais.

Acompanhado do secretário Fabiano, Tarso visitou ONG e conversou com moradores - Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini




COMANDANTE GERAL PARTICIPA DE PROGRAMA DE TV NO LITORAL NORTE

     No sábado (31/12), ás 12h na Avenida Beira Mar em Tramandaí, o Comandante Geral Coronel Sérgio Roberto de Abreu participou do Programa Balanço Geral da TV RECORD.

     Foi realizada entrevista com Comandante Geral Coronel Sérgio e Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO/Litoral), Coronel Altemir.

     Na ocasião foi conversado sobre as Operações que estão sendo desenvolvidas na Operação Golfinho, cuidados que os veranistas devem ter no decorrer da temporada e a divulgação sobre as inscrições para soldados e capitães na Brigada Militar que iniciará no dia 2 de janeiro de 2012.

     Estavam presentes no evento o Tenente Coronel Alberche Comandante do 9º Comando Regional de Bombeiros e Salva Vidas, Tenente Coronel Minuzzi, Assessor Especial do 9º CRB e o Major Feliú Comandante do 3º Batalhão Rodoviário e autoridades civis.

 






DADOS DA OPERAÇÃO GOLFINHO DE 17 DEZ À 31 DEZ DE 2011.

Dados da 42° Operação Golfinho da Brigada Militar: acumulado do dia 17 de dezembro até as 23h59 do dia 31 de dezembro de 2011.

Resultado das ações do Policiamento Ostensivo, Rodoviário, Ambiental, Fazendário, Grupamento Aéreo e Salva-vidas no Litoral Norte:

Salvamentos no Litoral Norte: 199
Encontro de cadáver: 01 (Capão Novo)
Praias com o maior número de salvamentos:
Torres – 42
Tramandaí – 17
Guaritas com o maior número de salvamentos:
Na Guarita nº 10, em Torres, foram realizados 24 salvamentos.
Na Guarita nº 08, em Torres, foram realizados 18 salvamentos.
Prisões realizadas pela Brigada Militar: total – 498
Autuado em Flagrante na Polícia Civil: 130
Registro Ocorrência na Polícia Civil: 201
Termo Circunstanciado pela BM: 167
Destacam-se:
Presos foragidos da justiça: total - 15
Armas de fogo apreendidas: quatro e um revólver calibre 38 com numeração
raspada.