segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TORNEIO BOLA COMUNITÁRIA

      O maior torneio de futebol entre comunidades da Região Metropolitana teve início neste final de semana, dias 26 e 27 de janeiro, no Campo da Tuca, em Porto Alegre. Com patrocínio da Corsan, Banrisul, apoio da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Brigada Militar, Fundergs, Detran RS, Famecos e realização da CUFA RS não faltou, raça, determinação e muitos gols de parte das seleções que disputaram esta primeira rodada do torneio, transcorrida em ritmo de mata-mata.

      O primeiro dia da competição foi prestigiado por entidades, comunidade e autoridades além dos integrantes da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Ten. Cel. Franquilin, Cap Letícia, Sgt Dettoni, Sd Domingues.

      Acompanhe todos os detalhes no endereço: http://www.bolacomunitaria.com.br/index.html.





OBAMA DE NOVO

Reeleição é tema polêmico no meio político, pois normalmente os reeleitos são acusados de utilizar a máquina pública durante as campanhas, também é fato que uma reeleição significa a aprovação da população atingida pela política do mandatário do cargo. Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama conseguiu mais um mandato à frente de uma das nações mais importantes do planeta, mas com uma estreita margem de vantagem sobre o candidato derrotado, ou seja, foi uma vitória apertada, como se diz no jargão político. Mas qual foi o maior trunfo de Obama? Foi mexer na Previdência, inserir no contexto os grupos vulneráveis, falar do casamento homossexual, enfim, mudar a visão dos americanos nos assuntos tabus, mostrar a novidade de assuntos polêmicos. No âmbito internacional foi manter uma política de diálogo, de busca da conciliação dos interesses das nações, mantendo as posições de interesse do país, sem, no entanto, radicalizar, cedendo quando necessário,ouvindo os outros países, numa postura de não enfrentamento. Tomou decisões polêmicas, mas necessárias, afinal decidir é um ato que não permite a dúvida ou o retrocesso, tomada a decisão, manter, pois senão o mandatário perde a credibilidade perante a opinião pública. Quantos exemplos temos de políticos que uma hora dizem uma coisa e, logo em seguida, desdizem. O presidente Obama é um bom exemplo a ser seguido por políticos de qualquer nação. Articulado, com um discurso sereno, com decisões equilibradas, sem o calor da emoção, buscando a conciliação dos interesses públicos e privados, numa demonstração de grandeza ao ceder quando preciso e manter-se firme quando necessário. Seria importante se nossos políticos olhassem com cuidado o que fez Obama conseguir sua reeleição, pois há poucos meses tivemos eleições para a esfera municipal,onde a maioria dos candidatos não conseguiu manter-se nos cargos, talvez por não entender que o povo reelege quem mostra serviço em quatro anos e não somente nos meses da campanha. Barack Obama tomou medidas polêmicas, enfrentou crises econômicas, debateu com adversários, beneficiando as minorias e os excluídos, mesmo desagradando à elite econômica. E por aqui muitos de nossos políticos teimam em defender os interesses particulares em detrimento da vontade pública, enquanto Obama procura entender o que quer a maioria da nação americana”.

(OPINIÃO artigo assinado pelo tenente-coronel BM Paulo Cesar Franquilin Pereira) página 2 CORREIO DO POVO 26/01/2013

Curso SUPERA

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) está abrindo as inscrições para 10 mil vagas na 5ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".

O curso, totalmente gratuito, visa capacitar profissionais das áreas da saúde e assistência social para identificação e abordagem dos usuários de álcool, crack e/ou outras drogas, com a apresentação de diferentes modelos de prevenção e intervenção e encaminhamento. 


A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 


Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.


O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Inscrições gratuitas
www.supera.senad.gov.br

Curso de Prevenção às Drogas

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Curso Prevenção do Uso de Drogas - Capacitação - Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Clique no link abaixo para fazer a inscrição:
http://www.sead.ufsc.br/matricula/index.php?course=senad5
Período de inscrições: Até às 24h do dia 21/02/2013.

OFICINA NO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO


ENTREVISTA AO JA SANTA MARIA


Coronel Sergio Roberto de Abreu Comandante Geral da Brigada Militar concede entrevista ao Jornal Almoço em Santa Maria.


PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA BRIGADA ORIENTA - 29JAN À 03FEV