Seminário sobre Prevenção ao uso de drogas e direitos humanos para crianças e adolescentes reúne 400 policiais, no Hotel Dall’Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Os policiais, que atuam como instrutores junto a crianças do 5º e 7º ano da rede escolar gaúcha, participarão de palestras e workshops para atualização do currículo trabalhado junto aos estudantes, de terça a quinta-feira.
Essa atualização dos instrutores ao novo currículo será feita em parceria pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), que conta com um departamento específico de políticas sobre drogas. “Temos o combate às drogas como um dos temas prioritários e, dentro disso, trabalhamos fortemente em um caráter preventivo, com especial atenção às crianças. O Proerd, desenvolvido de maneira excepcional pela Brigada Militar, vem nesse sentido”, explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.
Segundo o Tenente-coronel Franquilin, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, “O Seminário tem por objetivo qualificar todos os policiais instrutores do Proerd no novo currículo, baseado em material recentemente lançado nos Estados Unidos.”
As atividades do seminário contarão com 36 palestrantes e professores orientando cerca de 300 PMs instrutores, 32 gestores (oficias dos Comandos Regionais) e 27 policiais que aplicam o Proerd em outras unidades da federação. Após a solenidade de abertura do evento, o secretários de Estado dos Direitos Humanos Fabiano Pereira e da Segurança Pública Dr. Aírton Michels, realizarão um painel no primeiro dia do evento.
O evento teve em sua abertura a presença do Comandante Geral da Brigada Militar, coronel Sergio Roberto de Abreu e do Chefe da Assessoria de Direitos Humanos, Tenente-coreonel Paulo César Franquilin Pereira, autoridades locais e o grupo de 13 PM Mirim do Núcleo de Projetos Sociais da BM, coordenados pela Cap Letícia Dall'Igna e Soldados Rissandra e Luciane.