segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MEMORIAL DA LEGALIDADE - PALÁCIO PIRATINI

Na tarde desta segunda feira (05/09), ocorreu o inauguração do Memorial da Legalidade, espaço no porão do Palácio Piratini que conta a história do movimento da Legalidade em 61 e onde estão expostos objetos originais, utilizados por Leonel Brizola, na ocasião Governador do Rio Grande do Sul, que equiparam a sala da rádio onde foram transmitidos os discursos para todo o Brasil e paises vizinhos os discursos de Brizola mobilizando o povo gaúcho e brasileira.
Durante o evento o Governador Tarso Genro, assinou um decreto criando o Memorial da Legalidade, no local onde funcionou a rádio da legalidade. Além do governado estiveram presentes o Secretário de Segurança, Sr. Airton Michels, o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Sergio Roberto de Abreu, o chefe da Assessoria de Direitos Humanos da BM, Maj Paulo Cesar franquilin Pereira, o Sargento Carlos, Sd Mattos, Sd Domingues e demais autoridades e público presente.






3ª JORNADA LÉSBICA FEMINISTA DO RS

Fonte: www.5marchalesbicadepoa.blogspot.com.

Finalizamos este ano mais uma Jornada Lésbica Feminista, a terceira no RS.
Nos dirigimos aos apoiadores e apoiadoras neste momento para dizer que não seria possível sem vocês.
Durante cerca de 4 meses trabalhamos para que tudo estive OK nas datas dos eventos, em especial no dia 29, no Largo Glênio Peres, quando nossa visibilidade foi mais uma vez imposta àqueles que não querem nos ver. Infelizmente não temos ingerência sobre o tempo, mas mesmo com chuva fizemos um belo ato.
Obrigada à Helena, do Sindisaúde, que nos proporcionou um momeneto inesquecível, reunindo cerca de 50 Diretor@s de base no Sindisaúde num evento surpresa para nós, realizado no dia 08-08, fora do calendário da Jornada, durante o qual, por ceca de 1h30min, discutimos com eles o direito à Liberdade Sexual.
São atitudes corajosas como essa que, enfrentando diretamente o preconceito, nos fazem avançar rumo à igualdade de direitos! Obrigada à Carla Baptista da Coordenação de Gênero e Diversidade Sexual do GHC, que abriu espaço para discutirmos o Protocolo de Atendimento às Mulheres Bissexuais e Lésbicas dentro do hospital, reunindo profissionais da área de saúde. Foi a Carla, também, através da Batuque Produções, que organizou o Show de encerramento, com a Ny, o Grupo "Você Samba" e a Blanca Queiroga (esta patrocinada pelo Venezianos Pub Café). 
Agradecemos a disponibilidade e o talento destas mulheres maravilhosas! Obrigada à Aline Piason e Yáskara Palma, do Instituto Delphos (temos trabalhado tanto junto com a Aline, que às vezes a confundimos com uma LBLeana!) pelo debate maravilhosos sobre Homomaternidades. 
Obrigada à Mara Feltes da Secretaria de Mulheres da CUT e às companheiras do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, da Federação dos Bancários, do Sintrajufe (ao companheiro Lucas, único home no debate), à Gisela, do Sindisepe (que mesmo sem termos feito contato pessoal, ligaram para nós dizendo que QUERIAM apoiar a Jornada!), às compas que numa manhã fria foram até o auditório da CUT para discutirmos "Liberdade Sexual e Movimento Sindical - o que uma coisa tem a ver com a outra". 
Obrigada à Presidenta da Câmara de Vereadores da Prefeitura de Porto Alegre, Sofia Cavedon, e à sua assesoria, em especial à Nely, com quem reunimos diversas vezes preparando a Audiência Pública que discutiu "Diversidade e Violência: necessidade de enfrentamento à Lesbofobia, Transfobia e Homofobia". Obrigada à Marta, da assessoria da Câmara, ao Rafael Baião do Cine-Teatro da Câmara cuja disposição e cordialidade não foram suficientes para que conseguíssemos viabilizar a exibição do filme - por falta de patrocínio e de liberação dos direitos autorais. Obrigada às entidades que estiveram conosco na audiência: Somos, Secretaria de Educação do Município, Escritório Conrado Paulino, Secretaria de Mulheres da CUT-RS, Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos do Município, Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, Vereadora Maria Celeste, Vereador Pedro Ruas, Vereador Sofia Cavedon, Assessoria do Vereador Garcia, sindicalistas e companheir@s do movimento LGBT. Especialmente, obrigada à Professora Jimena Furlani, que disponibilizando a vir de SC para cá, participou de três atividades, com três diferentes focos entre o dia 25 e 26/08, quase uma maratona! Tivemos muito prazer em recebê-la e aprendemos muito com suas apresentações e com as trocas que delas resultaram. Obrigada ao pessoal do G8-Generalizando - Saju/UFRGS, pela organização do debate sobre "O Papel da Educação na Pormoção da Igualdade de Gênero e Reconhecimentodas Muitas Expressões da Sexualidade"; Obrigada ao Grupo de Discussão de Gênero da PUC e ao CLADEM/Brasil, que também estiveram conosco nesta atividade. Obrigada ao Guilherme do CRVV que, junto com o Mário Azambuja da Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre, receberam a proposta de ter a Professora Jimena na Palestra Magna da I Conferência LGBT de POA, dentro do calendário da Jornada. Propiciando o debate sobre: "Direitos Humanos e Políticas Públicas no contexto da Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero". 
Todas estas conversas foram muito educativas para nós da LBL-RS e não seriam possíveis se o LabGef da UDESC não tivesse liberado a professora para estar aqui em Porto Alegre. Assim, nosso muito obrigada também para a Diretora do Centro na UDESC, Professora Dra. Marlene de Fáveri. Por fim, obrigada à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa - que rodou nossos primeiros cartazes, quase 50 dias antes do evento. À Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS, em especial à Pâmela e Fábulo, pelo empenho em garantir o palco, a luz e o som (que estavam demais!) e possibilitaram que fizéssemos o ato políitico e o show. Obrigada à Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos da Prefeitura de Porto Alegre, em especial ao Mário Azambuja, que contrataram as bancas - sem as quais, com aquela chuva, seria impossível manter os movimentos sociais no local todo o dia.
À Brigada Militar e EPTC que nos auxiliaram todo o dia com a maior cordialidade possível.
Por fim, obrigada aos companheiros sindicalistas que, junto com as companheiras de luta antiga, ficaram todo o dia ali com a gente: ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes Livres) , Batuque Produções, Coletivo de discussão de Gênero da PUC, Coletivo LGBT da UFRGS, CSP CONLUTAS, FEESSERS, G8 - Generalizando - SAJU - UFRGS, GHC - Grupo Hospitalar Conceição , Instituto Delphos, Marcha Mundial das Mulheres, Nuances - Grupo de Livre Expressão Sexual, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS, FEERS, SINDIBANCÁRIOS - Litoral Norte, SINDISAÚDE, SINDISPREV, SINDSEPE - RS, SINTRAJUFE-RS, Venezianos Pub Café, Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do RS, Igualdade, ao Paulinho (do SINDISINDI) que fez a filmagem do evento, Grupo Desobedeça e à Rede Feminista de Saúde que estiveram com a gente todo o dia, ocupando o Largo Glênio Peres. Repetimos: SEM VOCÊS NÃO SERIA POSSÍVEL! Nós da Liga Brasileira de Lésbicas - LBL-RS continuaremos fazendo a nossa parte para erradicar do Brasil - e do mundo! - todas as formas de violência e de opressão, não apenas às mulheres bissexuais e às lésbicas, mas cometidas contra todas as mulheres. Nossa parceria se fortalecerá e nos colocamos à disposição para atuarmos também nas pautas dos diversos movimentos, porque entendemos que estamos no mesmo lado da luta de classes que divide o mundo em ricos e pobres, em bons e maus, em adequados e inadequados. Mais uma vez obrigada, companheir@s! LBL-RS - lbl.rs@brturbo.com.br Todos os eventos foram registrados e as fotos postadas no blog www.5marchalésbicadepoa.blogspot.com -- Lésbicas Feministas LBL - Região Sul - www.lblrs.blogspot.com 3a. Jornada Lésbica Feministas e 5a. Marcha Lésbica de POA Tema: Liberdade, Saúde e Autonomia - Chega de Violência e de Lesbofobia! www.5marchalesbicadepoa.blogspot.com -- Lésbicas Feministas LBL - Região Sul - www.lblrs.blogspot.com 3a. Jornada Lésbica Feministas e 5a. Marcha Lésbica de POA Tema: Liberdade, Saúde e Autonomia - Chega de Violência e de Lesbofobia! www.5marchalesbicadepoa.blogspot.com