quarta-feira, 15 de agosto de 2012

REUNIÃO COM O COMANDANTE-GERAL NO TERRITÓRIO DA PAZ DO BAIRRO RUBEM BERTA

No dia 15 de Agosto de 2012, às 16h00min, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) Cel. Paulo César Franquilin Pereira participou de reunião, onde o Cel. Sergio Roberto de Abreu reuniu-se com oficiais do CPC, EMBM e GCG, na 3.ª Cia do 20.º BPM, tendo-se como pauta a inauguração do Território da Paz do bairro Rubem Berta neste OPM a realizar-se no dia 21 de Agosto. Na ocasião, também foi exposto pela DI o novo sistema desenvolvido pela Procergs de consultas a pessoas e veículos em equipamentos portáteis móveis (tablets) destinados ao efetivo do policiamento ostensivo.










AÇÕES INTEGRADAS NAS ESCOLAS DO VALE DO RIO PARDO!

            No dia 15 de agosto de 2012, no município de candelária, na Escola Estadual de Ensino Medio Professor Fabio Nackpar dos Santos, realizou-se a 5ª Edição do Projeto Ações Integradas nas escolas realizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).
          Para legitimar essa ação, foram realizadas inúmeras atividades sociais e de prevenção criminal, abordando temas que incluem: educação ambiental, segurança no transito,prevenção a incêndio e acidentes domésticos, primeiros socorros, prevenção a violência e a drogadição, educação em saúde escolar, uso racional de medicamentos, estatuto da criança e do adolescente, entre outros.             
          Este projeto conta com o apoio da 6ªCRE, UNICS, e Integrantes da Brigada Militar.
O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Cmt do CRPO/VRP, considera de extrema importância as atividades educativas, envolvendo a comunidade escolar com a instituição, colaborando para o crescimento educacional dos alunos.



CONVITE DE FORMATURA DO PROJETO BRIGADA MIRIM DO MUNICÍPIO DE ALVORADA

23º BPM REALIZA A 5º EDIÇÃO DA OPERAÇÃO CONVIVÊNCIA COM A PRESENÇA DE PELOTÕES DO PROJETO BRIGADA MIRIM

      Na quinta-feira (16/8), no campo do bairro Bom Jesus, na rua Madri, em Santa Cruz do Sul, acontecerá a 5ª edição da Operação Convivência em Harmonia - Fase Comunitária. Na oportunidade haverá a apresentação mensal dos índices estatísticos do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM).

      A abertura do evento será às 14 horas e às 15 horas, ocorrerá o treinamento do Batalhão Mirim, com integrantes dos Pelotões Mirins de Santa Cruz do Sul, Candelária e Venâncio Aires.

CAMINHADA DAS VITORIOSAS

    No domingo (19/8), em Porto Alegre, acontecerá a "Caminhada das Vitoriosas", promovida pelo Instituto da Mama do RS (IMAMA).

    A concentração ocorrerá às 10 horas, no Parque Moinhos de Vento. A saída para o Parque da Redenção será às 11 horas. Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 26 de agosto.

    A caminhada é uma ação que visa conscientizar na luta contra o câncer de mama. Maiores informações pelo telefone (51) 32643000 ou pelo site www.imama.org.br.


VI Edição do projeto Ações Integradas em Santana do Livramento

   Na quarta-feira (15/8), às 8 horas, em Santana do Livramento, acontecerá a VI edição do projeto Ações Integradas. O evento será na E. M. E. F. Pacheco Prates, localizada na rua Toscano Barbosa, s/nº. O Comando do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon) informa que a solenidade de encerramento está prevista para as 16h30.

AÇÕES INTEGRADAS NAS ESCOLAS DA CIDADE DE CANDELÁRIA

      Na quarta-feira (15/8), na escola estadual Fabio Nackpar dos Santos, em Candelária, acontecerá a 5ª edição do projeto Ações Integradas nas Escolas, promovido pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).

   Serão realizadas diversas atividades sociais e de prevenção criminal, abordando temas como educação ambiental, segurança no trânsito, prevenção de incêndios e acidentes domésticos, primeiros socorros, entre outros. O projeto conta com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul e integrantes da Brigada Militar.

Carteira de Nome Social para travestis e transexuais começa a ser emitida na quinta-feira

A partir desta quinta-feira (16), travestis e transexuais do Rio Grande do Sul já podem usufruir do direito de tratamento pelo nome que escolheram nos serviços públicos do Estado. Nesta data, o Instituto Geral de Perícias (IGP) começa a confeccionar as carteiras de identidade com o nome social, por meio de uma parceria das secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e da Segurança Pública (SSP) dentro do programa RS Sem Homofobia.

Será realizado um mutirão, às 13h30, com a presença de autoridades, para atender todas as travestis e transexuais que procurarem o IGP, localizado na Avenida Azenha, 255. Até 16 de setembro, as carteiras serão confeccionadas somente na Capital. Depois desta data, os interessados também poderão obtê-las nos postos de identificação no interior do Estado, gratuitamente.

"É um avanço muito grande, a conquista de um direito que agora é reconhecido pelo Estado. O tratamento pelo nome social evita constrangimentos e ferimentos à dignidade dessa população", avalia o coordenadorestadual de Diversidade Sexual da SJDH, Fábulo Nascimento. Para ele, a carteira com o nome social é também um passo para a conquista definitiva do registro civil de travestis e transexuais.

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado no país a possuir tal documento que, por enquanto, tem validade apenas em território gaúcho. O decreto foi assinado em maio pelo governador Tarso Genro, e previa 90 dias para que os órgãos envolvidos preparassem o início da confecção das carteiras.