sábado, 28 de janeiro de 2012

Videomonitoramento garante mais segurança aos municípios do litoral norte

Desde o dia 10 de janeiro, as ruas de Balneário Pinhal são vigiadas 24 horas por dia por seis câmeras de videomonitoramento operadas pela Brigada Militar, oferecendo mais segurança à população residente e aos veranistas. As imagens captadas pelas câmeras são imediatamente enviadas a oito monitores e dois telões instalados na sede do pelotão, onde policiais militares acompanham atentamente a movimentação de pedestres e motoristas.
Na manhã de segunda-feira (23), foi realizada a primeira prisão em flagrante com o apoio da nova tecnologia. Por volta das 11h, a Brigada Militar foi informada sobre a ocorrência de um assalto. Através das câmeras, os operadores identificaram um casal suspeito, acompanharam a movimentação e acionaram as viaturas, informando a localização exata do casal.
O funcionamento ainda está em fase de adaptações, mas os primeiros resultados já são comemorados pelo secretário de segurança de Balneário Pinhal, Nelson Fornasier. "Antigamente, os assaltos aconteciam e nós ficávamos sem condições eficientes de combatê-los, mas agora isso mudou", comemora Fornasier, que trabalhou durante 23 anos como policial civil no município.
Já o comandante do policiamento local, tenente Sandro Ricardo da Silva, acredita que as câmeras também auxiliam na prevenção dos crimes. "Além da repressão, podemos atuar preventivamente, identificando atitudes suspeitas e evitando possíveis delitos". Outras duas câmeras ainda serão instaladas na praia de Magistério, totalizando oito aparelhos em Balneário Pinhal.
A central regional instalada na sede da BM também controlará outras 26 câmeras nos municípios vizinhos, como Cidreira, Capivari, Palmares, Mostardas e Tavares. O sistema será totalmente interligado via Internet e comandos de voz (VOIP).
Litoral Norte terá 156 câmeras
O projeto, orçado em R$ 12,3 milhões, foi elaborado em parceria entre Governo do Estado, Ministério da Justiça e Associação dos Municípios do Litoral Norte, prevendo a instalação de 156 câmeras nos 24 municípios da região (incluindo Rolante) até junho deste ano. O território monitorado chegará a 283km, de Torres a Tavares. Além de Pinhal, outras centrais em Osório, Tramandaí e Capão da Canoa controlarão o sistema.
As câmeras estão sendo instaladas pela empresa Expert, contratada pelo consórcio formado pelos municípios do Litoral Norte. Capazes de identificar detalhes em uma distância de até 450 metros, elas giram em 360° e possuem um dispositivo em que o pedestre pode se comunicar diretamente com a central. Também está prevista a utilização de outros quatro dispositivos móveis para ocorrências pontuais em regiões afastadas ou com aglomerações de pessoas, como shows e eventos.
A parceria com os municípios - gestada ainda em 2009 quando Tarso Genro era Ministro da Justiça - prevê ainda a instalação de cinco câmeras nos acessos às praias. Equipadas com o sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), elas serão capazes de identificar placas de automóveis e enviar a informação para as centrais. Estes equipamentos serão instalados na ERS-040, em Capivari do Sul; na ERS-030, em Tramandaí; na Estada do Mar, em Capão da Canoa; e outras duas na BR-101.


Nenhum comentário:

Postar um comentário