quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

FISCALIZAÇÃO DA PESCA DURANTE O PERÍODO DE ESTIAGEM SERÁ INTENSIFICADA

           Ações para intensificar a fiscalização e coibir a pesca predatória durante o período de estiagem foram definidas durante reunião do Grupo de Trabalho dos Pescadores, realizada nesta quarta-feira (1º), na Secretaria da Segurança Pública. Após um mapeamento das áreas mais críticas, com maiores índices de pesca irregular, os comandantes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Carlos Magno S. de Oliveira e do Rodoviário Estadual, Hermito Cesar Bortoluzzi definiram a articulação das atividades para realizar a fiscalização não só nas áreas litorâneas e margens de rios, mas também nas estradas, identificando o transporte de material não autorizado para a pesca.
           Integrante da Sala da Situação da Estiagem, o GT é constituído pelas Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Casa Civil (RS Mais Igual), Comando Rodoviário e Comando Ambiental da Brigada Militar, e tem como objetivo formular e monitorar ações para garantir o retorno das atividades dos pescadores artesanais após o período do defeso, e, dessa forma, assegurar sua subsistência.

Áreas Mapeadas
           Barra do Quarai, Uruguaiana, Garruchos, Porto Chavier, Porto Lucena, Vera Cruz, Barragem do Chapecó, Barragem Ita até Porto Mandai, Delta do Jacuí, Barragem Amápolis e Cachoeira do Sul

Sala de Situação
            Desde o começo de dezembro de 2011, por determinação do Governador Tarso Genro, foi criada a Sala de Situação para debater os efeitos da estiagem no Estado. Sob a coordenação da secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e por meio de um esforço conjunto de técnicos de mais de 17 órgãos e secretárias, a Sala de Situação está diariamente debatendo e propondo soluções para amenizar os efeitos da estiagem na produção agropecuária e no abastecimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário