sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comando Ambiental da BM inaugura sede do 3ª BABM.

            Na tarde de quinta-feira (23/8), em Passo Fundo, o Comando Ambiental da Brigada Militar realizou a inauguração da sede do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM).
           O evento teve a presença do governador do Estado, Tarso Genro, do procurador-geral de Justiça em exercício, Ivory Coelho Neto, do secretário adjunto da Segurança Pública (SSP), Juarez Pinheiro, do deputado estadual Diógenes Basegio, do prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, do comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, do comandante regional de polícia ostensiva do planalto, coronel João Darci Gonçalves da Rosa, do comandante do Comando Rodoviário, coronel Julio Cesar Schwantz Oliveira, do comandante do Comando Ambiental, coronel Ângelo Antonio Vieira da Silva, entre outras autoridades civis e militares.
          Além de realizar o corte da fita e do descerramento da placa, o governador Tarso Genro foi homenageado pelos oficiais do Comando Ambiental. Outras autoridades civis e militares foram reconhecidas por suas contribuições prestadas à unidade e receberam a Comenda do Comando Ambiental, honraria que representa o agradecimento pelo apoio às atividades do Batalhão.
          Criado em 2005, o 3º BABM abrange 238 municípios, nas regiões Norte, Serra e Noroeste do Rio Grande do Sul. O novo prédio foi construído em parceria entre Município, Estado e sociedade civil, totalizando um investimento de R$ 700.000,00. Durante a inauguração, Tarso Genro afirmou que essa colaboração permitirá que a Brigada Militar consiga oferecer um trabalho ainda melhor para comunidade.
          A sede tem três pavimentos e irá abrigar a 1ª Companhia Ambiental, alojamentos e salas de aula para atividades ambientais, uma garagem para as viaturas, barcos e o material apreendido durante as operações. Construído em modelo modular, o prédio é prédio autossustentável ecologicamente, possui iluminação solar e separadores para o descarte correto do lixo.
          Comandado pelo major Eliel de Souza Roque, o 3º BABM tem como missão exercer o policiamento ostensivo na área ambiental, fiscalizar atividades que possam causar a degradação do meio ambiente e promover a educação ambiental. Na região de Passo Fundo, os crimes ambientais mais praticados são o desmatamento, poluição e animais em cativeiro.
          Durante a cerimônia, o secretário adjunto, Juarez Pinheiro, afirmou que o prédio do 3º BABM sintetiza o novo conceito de segurança pública, que distribui a responsabilidade pela prevenção à criminalidade entre o Estado, Município e a sociedade civil. "Passo Fundo é uma cidade parceira porque investe nos projetos de segurança pública como a polícia comunitária e os Territórios de Paz, que já apresenta redução nos índices de crimes violentos".
 
   Fonte: SSP e BM





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário