segunda-feira, 21 de maio de 2012

PALESTRA SOBRE BULLYING PARA ALUNOS INSTRUTORES DO PROERD

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/05) em Alvorada/RS, uma palestra sobre Bulling na Escola Estadual Érico Veríssimo, para 26 alunos instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Bullying termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo “valentão” ou um grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapazes de se defender. Geralmente estes assédios e agressões ocorrem em escolas.

O palestrante comentou sobre alguns aspectos pertinentes ao tema, inclusive traçando um perfil psicológico dos atores que possuem este comportamento, sempre frisando as consequências destas ações e apontando as responsabilidades dos profissionais do Proerd diante destes fatos.

O assédio escolar foi o ponto base para orientar os policiais no momento da abordagem aos alunos, frisando objetiva classificação dos autores, aqueles que participam ativamente da agressão; os alvos-autores, que incitam o grupo contra si e depois não sabem lidar com aquela situação; as testemunhas, aqueles que observam ou se afastam; e o alvo, aquele que perde o interesse pela escola, pelos amigos, e em alguns casos pela própria vida.

Reconhecer o poder nocivo da prática do Bullying é o primeiro passo para combatê-lo. E foi com este intuito que os alunos do curso de formação assistiram à palestra sobre “Bullying” ministrada pelo Sgt. Túlio Cesar Figueiró da Assessoria de Direitos Humanos.



                                                           Sgt. Figueiró




Nenhum comentário:

Postar um comentário