quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PATRULHEIROS AMBIENTAIS MIRINS DE TORRES VISITAM LABORATÓRIO DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS



         Na tarde de quarta-feira (15/2), no Laboratório de Animais Taxidermizados de Torres, os 28 Patrulheiros da 3ª Turma de Patrulheiros Ambientais Mirins de Torres, receberam instruções sobre a fauna silvestre, bem como a técnica utilizada no trabalho da Taxidermia.
Os participantes do projeto são oriundos da comunidade local e veranistas, de 07 a 14 anos de idade e são comandados pela Tenente Erneide.

           Durante o evento inúmeras espécies foram apresentadas aos alunos, pelo Biólogo Benedito Ataguille, da Escola de Padres São Domingos, tais como a tartaruga marinha (com aproximadamente 70 anos), a capivara (com aproximadamente 200Kg), o ratão do banhado, o guati, a jaguatirica, o lobo marinho entre outros.

          O Biólogo Benedito destacou que os lobos marinhos geralmente chegam à nossa costa muito cansados e ocasionalmente doentes. Desta forma esclarece que na maioria dos casos eles encontram-se apenas descansando, e nunca devem ser molestados.

           O Soldado Dirlei acrescentou que “Quando encontrar um animal deste na praia mantenha a distância, nunca tente alimentá-lo, ou retirá-lo do local ou mesmo colocá-lo de volta ao mar. Lembre-se que ele pode apenas descansando, e sua intenção de ajudar pode incomodar e torná-lo agressivo”. Também salientou que alguns desses animais podem ser portadores de doenças, como a tuberculose e a pneumonia.

            O policial militar ambiental Sd Carvalho, monitor do Curso, observa que “Se este animal em questão apresentar um corte profundo ou uma lesão de grande porte, avise o Comando Ambiental da Brigada Militar para dar o encaminhamento correto, ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos – CECLIMAR ou IBAMA, devendo evitar também que curiosos se aproximem do animal para incomodá-lo.”

             Por derradeiro, os alunos fizeram um círculo, dando as mãos umas para outras, ao redor de um exemplar de árvore nativa no pátio interno da Instituição, agradecendo a vida ao planeta terra, bem como se abraçaram no final. A próxima atividade de campo dos alunos será no Parque Estadual da Guarita, em 16 de fevereiro de 2012, às 15h. Além das aulas teóricas que ocorrem na Sede do Pelotão Ambiental de Torres.

            A turma tem previsão de formatura para o dia 17 de fevereiro do corrente ano, às 15h, junto a Estação Verão do Sesc em Torres, cujo objetivo do Curso é conscientizar e sensibilizar crianças e adolescentes para a adoção de um comportamento preventivo, a partir da sua realidade social e do seu habitat, onde possam praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade Gaúcha.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário