quinta-feira, 17 de maio de 2012

SECRETARIA DA SEGURANÇA E COMANDO AMBIENTAL DA BM REALIZAM CURSO SOBRE FAUNA ICTOLÓGICA

         Na tarde da quarta-feira (16), em Porto Alegre, no Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), ocorreu a abertura do curso sobre fauna ictiológica, que acontecerá na sede da instituição até a sexta-feira (18). A capacitação é promovida pela secretaria estadual da Segurança Pública (SSP), por meio do seu Departamento de Ensino e Treinamento (DET), com apoio do CABM, que disponibiliza instrutores, além da estrutura física. 

         Estiveram presentes o comandante do CABM, coronel Carlos Magno Shwantz; do diretor do DET da SSP, coronel Julio César Marobin; da Delegada Civil do Meio Ambiente, Roberta Bertoldo da Silva; e do técnico da secretaria estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Flávio José de Souza Júnior.

        O diretor do DET, coronel Marobin, afirmou que a proposta do curso é facilitar a ampliação de conhecimentos e promover a integração dos órgãos participantes. “O ensino deve caminhar junto com a atividade policial. Devemos conhecer com profundidade aquilo que fazemos. Esta é a proposta da capacitação”, disse o coronel Marobin. Por sua vez, o coronel Magno falou que o CABM está sempre disposto a ampliar, melhorar e difundir conhecimentos para a atualização do trabalho de fiscalização dos crimes contra o meio ambiente.

         Participam do curso sobre fauna ictiológica policiais militares dos Comandos Ambiental e Rodoviário, policiais civis e técnicos da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, totalizando 25 alunos.

        Fez parte do evento a Aldeia Ambiental, organizada pelo CABM, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Braskem, que contou com a participação de 120 alunos das escolas Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva e Jerônimo de Albuquerque, situadas na Vila Barracão e no Campo da Tuca, na capital. A Aldeia Ambiental busca sensibilizar os participantes para a conservação da natureza, mostrando animais silvestres taxidermizados, que deveriam estar em seu hábitat, mas foram mortos pela caça ilegal; a prática da separação de resíduos sólidos; o reaproveitamento de materiais recicláveis e a importância do plástico em diversos segmentos. Outras atrações foram o teatro de fantoches do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário e os cavalos do 4º Regimento de Polícia Montada da Corporação.

          A Banda da Brigada Militar, que comemora seu centenário neste ano, executou os hinos Nacional e Rio-grandense na solenidade do curso e apresentou canções para os participantes da Aldeia Ambiental.

CABM - Comando Ambiental da Brigada MilitarAssessoria de Imprensa
Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108)
Fone: (51) 3339.4568 - RAMAL 41
Cel:   (51) 9835.6050
www.ambientalbmrs.org








Nenhum comentário:

Postar um comentário