quinta-feira, 12 de julho de 2012

ENCONTRO DO COMITÊ ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL NO SETOR PÚBLICO E ONG'S EM ALVORADA


      Aconteceu nessa terça-feira, (10) a Reunião de trabalho com foco no município de Alvorada, do Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs. O encontro teve inicio as 14h30minh na Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida Presidente Getúlio Vargas no centro da cidade e contou com a participação do Vereador Professor Serginho, que saudou a comissão de representantes da sociedade civil que propiciaram o encontro do Comitê em Alvorada.

      As reuniões do Comitê são itinerantes e buscam integrar os diferentes espaços das instituições de governo e da sociedade civil com vista às discussões étnico-raciais. O Comitê Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs é decorrente do seminário realizado em 25 de março de 2011,promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos integrado pelo Coletivo de Trabalhadores Negros e Negras dos Correios (CONCOR), Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do RS, Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR), Carris, Gabinete do Povo Negro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria de Cultura do Estado do RS, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais (Membro de organização da 1° Semana Consciência Negra da Assembleia Legislativa do RS),  Ministério Público do RS Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) que após integraram-se as seguintes instituições: Associação Mocambo, ONG Cassangue, GAEC, ONG Movimentação, Prefeitura de Canoas, Instituto Cultural Kizomba, COEP, SINDSERF, Prefeitura de Gravataí, Prefeitura de Nova Santa Rita e Biblioteca do Negro de Viamão.

      A Reunião de Alvorada foi articulada pelas representações das ONGs que atuam no município, dentre elas: ONG Cassangue, ONG Movimentação e Instituto Cultural Kizomba. Foram CONVIDADOS todos os candidatos a Prefeito de Alvorada, para apresentarem suas propostas de políticas para as comunidades negras e firmar compromisso com o Comitê acerca de plano de governo que faça inclusão de negros e negras nos quadros do governo municipal. Entretanto, só o candidato do PT compareceu para o debate.

      O próximo encontro de o Comitê dar-se á em Porto Alegre, no dia 20 de agosto. A     plenária encaminhou as ações do Comitê para Alvorada, sugerindo uma ação conjunta das organizações sociais para a realização de um encontro que trate da saúde da população negra. Para os integrantes do Comitê, a saúde deve ter um olhar da pluralidade da cultura dos afrodescendentes, que trazem o seguinte conceito: (cuidar da saúde para não precisar tratar de doenças). A data do próximo encontro do Comitê em Alvorada está em aberto, para que todos os candidatos a prefeito do município possam apresentar ao Comitê seus projetos que atendem as demandas das comunidades negras, nos seus mandatos de governo.






     

Nenhum comentário:

Postar um comentário