terça-feira, 10 de julho de 2012

SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES IMPULSIONA A CRIAÇÃO DE MAIS UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER - CRAM

       A Secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, participou no  dia 05/07, do ato de inauguração do novo serviço municipal de atendimento às mulheres, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).  “Neste momento importante para Porto Alegre, é necessário parabenizar todas  e todos aqui presentes, mas, recordar da história de mulheres como Vânia Araujo que construiu história no Estado. Este centro é o resultado da união e parceria de diversas instâncias políticas, governamentais e movimentos de mulheres.  Exemplo disto é a Secretaria de Política para as Mulheres que não existiria  se as mulheres de diversos movimentos sociais não exigissem e não construíssem história. É a institucionalização de políticas públicas direcionadas para as mulheres. Este centro é também resultado de todo este passado histórico”, complementa a secretária.  

      Centro de Referência integra rede de atendimento à mulher

      Saúde, assistência social, orientação jurídica e pedagogia são os pilares do trabalho que desenvolverá o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). O novo serviço municipal (rua Siqueira Campos, 1184, 16º andar) foi inaugurado na manhã do dia 05/07, como um espaço de atendimento multidisciplinar a mulheres vítimas de todo tipo de violência, como doméstica, sexual ou assédio sexual e moral.

      Conforme esclareceu a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, a qual o centro está ligado, Ângela Kravczyk, a principal finalidade é de prevenção à violência. “O centro deverá ser uma porta para a rede de atendimento. É um trabalho de transversalidade, para articular os serviços existentes em benefício das mulheres e dar base para que se sintam fortes e rompam o ciclo de violência”, afirmou Ângela.   

       Para o prefeito José Fortunati, o centro marca a integração dos serviços a fim de potencializar a resolutividade nas pontas. “O centro era uma necessidade. Esse é um espaço de proteção, acolhimento e amor às famílias que precisam de um novo horizonte e orientação do serviço público“, manifestou o prefeito, destacando a parceria com órgãos municipais, estaduais e federais na rede de atendimento.  

      Todos os casos que chegarem ao Centro serão mantidos sob sigilo. O serviço contará com equipe para oferecer atendimento multidisciplinar, com profissionais nas áreas de psicologia, assistência social e Direito. No local, a mulher terá informações sobre questões de gênero e violência e, caso necessário, será encaminhada para a rede de atendimento da prefeitura nas áreas de saúde, segurança e assistência social. Serão disponibilizados, ainda, uma brinquedoteca, com pedagoga que irá atender crianças que vierem acompanhando suas mães, e um auditório para palestras.   

      A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Renata Jardim, enfatizou que a criação do Centro completa três etapas importantes da Capital na estruturação da rede para articular as políticas públicas - que previa a realização da conferência municipal, a criação do conselho municipal e a constituição do CRAM, nascido de uma demanda antiga durante as três últimas edições da Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.   

     Participaram da solenidade a primeira-dama Regina Becker, secretários municipais, vereadores, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, coordenadora da Delegacia Especial do Atendimento à Mulher, Nadine Farias Anflok, a representante do Movimento Organizado das Mulheres Lícia Peres, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Helena Estrazulas, e a procuradora de Justiça Veleda Dóbke, representando o Ministério Público.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário