segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SUSEPE INSTALA CONTROLE BIOMÉTRICO NO PRESÍDIO DE PASSO FUNDO

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) instalou o sistema de biometria para controlar a entrada e a saída de apenados e visitantes no Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF). A ferramenta, implantada nesta semana, funciona a partir de um equipamento leitor de impressões digitais, no qual o preso do regime semiaberto coloca um dos dedos e o sistema informa todos os dados de identificação, com foto e horários de retorno e saída do presídio.

A medida visa melhorar o controle e a segurança do estabelecimento, que é o maior da Região Norte do Estado. Antes, os apenados assinavam um livro de presença para registrar suas movimentações. A instalação, feita no presídio e nos dois albergues, incluiu um projeto de infraestrutura com parte elétrica, lógica e telefônica, além de três computadores novos e três coletores de digitais. O investimento totalizou R$ 60 mil.

Outros estabelecimentos de regime semiaberto já utilizam o recurso da biometria como o Instituto Penal de Viamão, o Instituto Penal Padre Pio Buck, em Porto Alegre, o Instituto Penal de Caxias do Sul, o Instituto Penal de Santa Maria e o anexo da Penitenciária Modulada de Osório.

O projeto piloto foi desenvolvido no Instituto Penal Padre Pio Buck, entre 2009 e 2010, após o seu aperfeiçoamento, ele passou a ser implantado em outras casas prisionais. Até o momento, existem cerca de 18 mil pessoas cadastradas biometricamente, entre apenados e visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário