quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GERENTE DE JORNALISMO DA TV RECORD É RECEBIDO PELO CEL SERGIO

O Sr. Givanildo Espíndola Menezes - Gerente de Jornalismo da TV RECORD realizou, na tarde desta quinta feira (29/09), uma visita cortesia ao Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Sergio


VISITA DO GRUPO CENTAURO AO CEL SERGIO

Na tarde desta quinta feira (29/09), o Cel Sergio recebeu o Cel RR Edisson Ferreira, Cel RR Cláudio Nuncio, Cel RR Silvio Ferreira todos integrantes do Grupo Centauro.

CEL ANGELO VISITA COMANDANTE GERAL

Na tarde desta quinta feira (29/09), o Cel Angelo,  Comandante do Batalhão Ambiental foi recebido pelo Comandante Geral da Brigada Militar.
Durante a visita o foram entregues presentes ao Cel Sergio, em reconhecimento ao apoio dado aos servidores que desenvolvem esse importante trabalho.



ADH PARTICIPA DO II ENCONTRO "NÓS PODEMOS RS"

Na manhã desta quinta feira (29/09), o Sgt Ferrazza e o Sd Domingues da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, participaram do II encontro "Nós Podemos RS" e do "Lançamento do Prêmio ODM-BM", que ocorreu na sede dos Correios, na Av Siqueira Campos, 1100/3ºand.
Estiveram presentes no evento o Sr. Arthur Almeida - Caixa Federal, Sr. Carlo Magno - Banco do Brasil, Sr. Mariovane Weis - Presidente da FAMURS, Sr. Cesar Busatto - Repres o Prefeito de Porto Alegre Sr. José Fogaça, Sr. Jair batista Antunes - Correios e Telegrafos RS, Sr. Hélios Puig Gonzales - Coord do Movimento Nos Podemos, Sr. Adalmir Marquetti - Presidente da FEE, Sr. Fabiano Pereira - Secretario de Direitos Humanos do RS, Sr. joão Motta - Secretário SEPLAG-RS, Sr. Olavo Perondi - Secretaria Geral da Presidencia da República, Sra. Angela Rotono - Ministério Público RS, Sra. Priscila Vieiras - Nós Podemos Brasil, Juliana Venceslau - PNUD.
O movimento NÓS PODEMOS RS trabalha pela implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios gaúchos.
Os ODM cosntituem uma agenda social mundial de direitos humanos básicos, estabelecida em 2000 pela ONU e aceita pelo Brasil, juntamente com 190 países.



GOVERNADOR E SECRETÁRIO DA SEGURANÇA VISITAM COMANDO DA BM


Na tarde de quarta-feira (28/9), em Porto Alegre, o governador do Estado, Tarso Genro esteve em visita ao Quartel do Comando-geral da Brigada Militar.
O governador, que estava acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels e do secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, foi recepcionado pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, pelo subcomandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, pelo chefe do Estado-Maior, coronel Valmor Araújo de Mello.
Além dos oficiais do Comando-geral, também recepcionaram a comitiva o comandante do policiamento metropolitanodo, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, o chefe de gabinete do Comandante-geral, coronel Renato Antonio Nunes Fraga e o diretor do Departamento de Informática, coronel Leonel da Rocha Andrade.
Além de participar de uma reunião do Gabinete do Comandante, a comitiva prestigiou a exposição "Brigada Militar na Legalidade", e foi até a 2ª seção do Estado-Maior, responsável pela inteligência da corporação.
O Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da BM, Maj Franquilin, entregou ao Sr       Governador do Estado Tarso Genro um exemplar da Revista da Brigada Militar na Legalidade.




2º RPMON DESENVOLVE FORMATURA DO PROERD PAIS E INICIA TURMA BINACIONAL PARA ALUNOS URUGUAIOS

     Na tarde de 28/09 se realizou a formatura do programa proerd currículo para pais em  uma parceria de sucesso entre a Brigada Militar representada nesta cidade pelo 2º R P Mon e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento representada pela Secretaria Municipal de Educação onde após 45 dias 56 profissionais da área da educação capacitaram-se para auxiliar seus gestores na difícil tarefa de criação de ações em prol da conscientização que as drogas e a violência causam-se a todas as comunidades e sociedade em geral. Se fizeram presentes o Comandante do CRPO-Fronteira Oeste, Tenente Coronel Roberto Kraid Pereira, o Prefeito Municipal Wainer Machado, a Secretaria Municipal de Educação, Cristina de Leon, o Chefe da Policia Comunitária do Departamento de Rivera, comissário Ricardo Lopez Pintos Borges, a vereadora Karine Frassoni, os quais foram recepcionados pelo Comandante do 2º R P Mon, major Antonio Osmar da Silva.
     A partir deste momento o Município passa a aumentar sua rede de proteção e prevenção frente a este tema que tanto vitima pessoas em nossa sociedade.
     A partir de agora os professores desenvolveram um projeto de prevenção de drogas e violência junto a suas escolas visando auxiliar os instrutores do proerd junto a prevenção sobre o tema.
     O PROERD consiste numa ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado de Policial PROERD, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência.
     Em nossa cidade já formaram-se mais de 8 mil alunos, sendo que visando auxiliar no desenvolvimento junto a fronteira da paz, o 2º; R P Mon em Santana do Livramento implantou o Projeto Proerd sem fronteiras, com a participação de  policiais uruguaios em seminários e na realização da primeira turma mundial do curso de proerd para adultos desenvolvido em parceria junto ao Núcleo de Estudos Fronteiriços- Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, com a participação de 31 adultos, sendo 14 do vizinho pais uruguai;
     Na data de  28 de setembro, marca um dia histórico, onde iniciaram as aulas binacional no colégio Juan Pablo II, com alunos da mesma faixa etária dos alunos brasileiros, e assim, fixando um marco para a implantação do proerd junto ao Mercosul.
     Somos sabedores que esta iniciativa proporcionará a fortificação da rede de proteção e tratamento frente a este inimigo que a atualidade enfrenta, que são as drogas.
     Assim, como a um século, quando a força estadual instalou-se nesta cidade para restabelecer a segurança pública, hoje, o 2º R P Mon torna-se uma Instituição visionária frente ao contexto de segurança, pois, estamos localizados em uma fronteira, onde os limites nos unem, as adversidades nos fortificam, e as estruturas nos fazem revermos conceitos geográficos para que juntos consigamos enfrentar este inimigo que em muitas vezes torna-se silencioso frente a famílias, e atinge indiretamente toda a sociedade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DA VILA MORUMBI OCUPAÇÃO

Em 28 de setembro de 2011, o Cel Silanus, Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, o Major Franquilin, Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar e o Maj Couto, Sub Comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, reuniram-se com os representantes da Vila Morumbi Ocupação para tratar da reintegração de posse da área da Prefeitura de Alvorada que esta prevista para o mês de outubro.
Compareceram na reunião o Sr Marcelo e a Sra Samanta, representantes da Cooperativa dos Correios, e o Sr Luciano assessor do Deputado Adão Vilaverde, Presidente da Assembléia Legislativa.



SEMINÁRIO BRIGADA MILITAR NA LEGALIDADE

Em 28 de setembro de 2011, no Auditório do Quartel do Comando Geral da Brigada Militar, ocorreu o Seminário da Brigada Militar na Legalidade, que teve abertura com as palavras do Comandante Geral da Brigada Militar Cel Sérgio Roberto de Abreu. Compuseram a mesa o Cel RR Emílio Neme, Cel RR Jeronimo Carlos Santos Braga, Cel RR Bento Mathuzalen de Vasconcellos, Cap Solon Andrade de Araújo, 1º Ten Eduardo Réquia, que relataram suas experiências vivadas nos dias do movimento da Legalidade, foi o Mediador da mesa o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da BM, Maj Paulo Cesar Franquilin Pereira. Participaram do evento várias autoridades e representante do Movimento da Igualdade e IAJ-Instituto de Acesso à Justiça. A Banda de Música da Brigada Militar executou os Hinos Nacional, e o da Legalidade.




2º RPMon DESENVOLVE FORMATURA DO PROERD PAIS E INICIA TURMA BINACIONAL PARA ALUNOS URUGUAIOS

Na tarde de hoje se realizou a formatura do programa proerd currículo para pais em uma parceria de sucesso entre a Brigada Militar representada nesta cidade pelo 2º; R P Mon e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento representada pela Secretaria Municipal de Educação onde após 45 dias 56 profissionais da área da educação capacitaram-se para auxiliar seus gestores na difícil tarefa de criação de ações em prol da conscientização que as drogas e a violência causam-se a todas as comunidades e sociedade em geral. Se fizeram presentes o Comandante do CRPO-Fronteira Oeste, Tenente Coronel Roberto Kraid Pereira, o Prefeito Municipal Wainer Machado, a Secretaria Municipal de Educação, Cristina de Leon, o Chefe da Policia Comunitária do Departamento de Rivera, comissário Ricardo Lopez Pintos Borges, a vereadora Karine Frassoni, os quais foram recepcionados pelo Comandante do 2º R P Mon, major Antonio Osmar da Silva. A partir deste momento o Município passa a aumentar sua rede de proteção e prevenção frente a este tema que tanto vitima pessoas em nossa sociedade. A partir de agora os professores desenvolveram um projeto de prevenção de drogas e violência junto a suas escolas visando auxiliar os instrutores do proerd junto a prevenção sobre o tema. O PROERD consiste numa ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado de Policial PROERD, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência. Em nossa cidade já formaram-se mais de 8 mil alunos, sendo que visando auxiliar no desenvolvimento junto a fronteira da paz, o 2º; R P Mon em Santana do Livramento implantou o Projeto ?Proerd sem fronteiras?, com a participação de policiais uruguaios em seminários e na realização da primeira turma mundial do curso de proerd para adultos desenvolvido em parceria junto ao Núcleo de Estudos Fronteiriços- Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, com a participação de 31 adultos, sendo 14 do vizinho pais uruguai; Na data de amanhã, 28 de setembro, marca um dia histórico, onde iniciaremos as aulas binacional no colégio Juan Pablo II, com alunos da mesma faixa etária dos alunos brasileiros, e assim, fixando um marco para a implantação do proerd junto ao Mercosul. Somos sabedores que esta iniciativa proporcionará a fortificação da rede de proteção e tratamento frente a este inimigo que a atualidade enfrenta, que são as drogas. Assim, como a um século, quando a força estadual instalou-se nesta cidade para restabelecer a segurança pública, hoje, o 2º R P Mon torna-se uma Instituição visionária frente ao contexto de segurança, pois, estamos localizados em uma fronteira, onde os limites nos unem, as adversidades nos fortificam, e as estruturas nos fazem revermos conceitos geográficos para que juntos consigamos enfrentar este inimigo que em muitas vezes torna-se silencioso frente a famílias, e atinge indiretamente toda a sociedade.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO DE LEI DE REAJUSTE BM

SSP LANÇA TELEFONE 0800 PARA BAIRROS DO RS NA PAZ

Após o reforço de policiamento na Restinga, chegou a vez de serem implantadas as ações sociais que fazem parte do RS na PAZ - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, terá um encontro com moradores do bairro nesta terça-feira (27), às 19 horas, na Avenida Nilo Wolff, nº: 929.
Michels também lançará o número telefônico criado especificamente para receber denúncias dos quatro bairros prioritários do RS na PAZ - Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro. Através do 0800.64.23.456, os moradores podem fornecer informações sobre a atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial. O novo número começa a operar quarta-feira (28), às 8horas e recebe ligações de telefones fixos ou móveis, 24 horas por dia.
Serão apresentados programas como o Economia Pacificadora, criado especificamente pela Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa para oferecer linhas de crédito e incentivos financeiros aos moradores, em parceria com o Banrisul, para potencializar a atividade comercial. O secretário Maurício Dziedricki estará presente para falar sobre o programa.
O combate à violência contra a mulher e o apoderamento feminino foi pensado para compor o conjunto de ações do RS na PAZ. A Secretaria de Políticas para as Mulheres irá desenvolver atividades como as Audiências Públicas para o Desenvolvimento Comunitário na Perspectiva de Gênero. Essa e outras ações da SPM serão apresentadas pela secretária Márcia Santana.
Ao todo, 13 entidades, entre secretarias, autarquias, fundações do Estado e órgãos do Governo Federal estão somando esforços para continuidade ao controle da criminalidade, que não deve ser feito unicamente pela polícia.
O encontro é organizado pelo Fórum Regional de Justiça e Segurança da Restinga, entidade que conta com 13 representantes da sociedade civil, da Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, ONG´s, igrejas, Conselho Tutelar, escolas municipais e estaduais.

COMISSÃO APROVA SEGURO DE VIDA E CONTRA ACIDENTES PARA POLICIAIS

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou ontem proposta que obriga o Poder Público a instituir um seguro para a cobertura de acidentes e morte para policiais (civis, federais, rodoviários, ferroviários e militares) e bombeiros.
A determinação vale para todos os entes federativos (União, estados, Distrito Federal e municípios) e beneficia os profissionais que forem vitimados no desempenho de suas funções ou em decorrência delas.
O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aos projetos de lei 5017/05, 5570/05, 6545/06, 6994/06, 1022/07, 7453/06, 1702/07, 4682/09 e 1453/11, que tratam de assuntos semelhantes. A regulamentação da concessão do seguro será feita por lei estadual e distrital e, no caso dos policiais de âmbito federal, pelo regulamento da corporação.
O relator na Comissão de Segurança Pública, deputado Otoniel Lima (PRB-SP), acrescentou ao texto uma emenda para assegurar o pronto atendimento, aos policiais e bombeiros, em hospitais da rede privada mais próximos do local da ocorrência até que seu quadro clínico permita sua remoção a hospitais conveniados.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 Íntegra da proposta:PL-5017/2005

SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Em 26 de setembro de 2011, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar participou do
Seminário de Direitos Humanos, Juventude e Desenvolvimento Territorial, realizado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidido pela Deputada Manuela D'ávila, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados.






TV ASSEMBLÉIA PROGRAMA DEMOCRACIA

Em 26 de setembro de 2011, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos Major Paulo Cesar Franquilin Pereira, participou do Programa Democracia da Tv Assembléia, Conduzido pelo Sr Batista Filho, discutindo o tema " A Violência e Extermínio de Jovens ", além do Chefe da Assessoria participaram os representantes da Pastoral da Juventude e Levante da Juventude.
Durante o programa foi divulgada a Revista Brigada Militar na Legalidade.


LEMBRETE: o programa será exibido dia 27 de setembro de 2011 às 23:00h na TV Assembléia canal 16 da NET.






PM-MIRIM/CPC - SOLICITAÇÃO

Olá,

Tomo a liberdade de solicitar um auxilio no sentido de conseguirmos patrocinadores ou padrinhos para as crianças que estão fazendo parte do Projeto PM Mirim, numa parceria da Brigada Militar e o Sport Club Internacional.

São 25 crianças, em situação de vulnerabilidade, entre 07 e 10 anos, que estão recebendo orientações, por parte de Policiais Militares, sobre diversos temas (ver anexos), visando mostrar-lhes um caminho mais digno como cidadãos honestos e, principalmente, longe das drogas e da violência.

Já foi conseguido todo o material didático e de higiene. Agora, estamos buscando ajuda para a aquisição dos uniformes. Precisamos de abrigos para as atividades diárias e um uniforme igual ao da Brigada Militar, para as atividades externas e de representação. Eles levarão a diversos locais o nome do Inter e da Brigada Militar, por isso, precisam estar devidamente uniformizados.

O fato primordial do uso destes uniformes, é que servem de incentivo e orgulho às crianças, evitando que desistam deste projeto tão importante na vida de cada uma delas.

Os custos para estes uniformes é de R$ 412,00 para o uniforme de PM e R$ 253,00 do abrigo, ou seja, um total de R$ 665,00 por criança. Esse valor pode ser parcelado em até 10X.

Se alguém puder ajudar ou souber de quem possa oferecer esse apoio, solicito que repassem essa mensagem para seus contatos pessoais e profissionais. Em caso de Dúvida ou retorno a respeito de nossa solicitação, por favor fazer contato conosco pelos fones 81299558 ou 32887173, com Major Ramos.

Saliento que este pedido é direcionado para o bem de crianças carentes, em situação de vulnerabilidade, portanto, não tem nada a ver com a minha ou a sua escolha clubistica, apenas está sendo realizado no Inter, por que esse clube ofereceu sua estrutura e apoio, mas nada impede que outro projeto seja realizado também em outros clubes ou associações, desde que atendam alguns requisitos mínimos para o seu funcionamento. Ainda, o projeto está sendo realizado, como puderam perceber, através de doações de pessoas interessadas em ajudar. O inter entrou com toda a estrutura física, através da sua Fundação.

Maiores informações, nos anexos.

Obrigado pela atenção.


Atenciosamente,

EDUARDO LUÍS RAMOS
Major QOEM
Chefe da 4ª Seção - Patrimônio e LogísticaComando de Policiamento da Capital-----------------
ramos@brigadamilitar.rs.gov.br

Tel. (051) 81299558 - 85016640
Rua Voluntários da Pátria, nº 1358
(5º andar/ala sul) Tel. (051) 3288 7173
Porto Alegre/RS - Cep: 90230-010

GOVERNO PROTOCOLA PROJETO DE LEI QUE REAJUSTA SERVIDORES DA BM

No final da manhã da sexta-feira (23), o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio Abreu, foram à Assembleia Legislativa protocolar, em regime de urgência, o Projeto de Lei que reajusta os salários dos servidores da Brigada Militar. Os representantes do Governo foram recebidos pelo presidente do Legislativo, deputado Adão Villaverde.
Carlos Pestana disse que pedirá para a líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni, costurar um acordo entre os líderes das bancadas para que o PL seja votado antes do prazo determinado pelo regime de urgência, que é de 30 dias, a fim de que os servidores recebam o reajuste já na folha de pagamento do mês de outubro.
"Este é o maior reajuste já concedido para a categoria em pelo menos 20 anos. Temos a expectativa de que a matéria tramite com tranquilidade no Legislativo", disse Pestana. O chefe da Casa Civil informou, também, que espera que as negociações com a Polícia Civil finalizem hoje, com a apresentação para a categoria da mesma proposta feita para os brigadianos: "Se fecharmos acordo com a Polícia Civil em reunião que acontecerá hoje à tarde, creio que já na próxima segunda-feira teremos condição de protocolar o PL referente ao reajuste dos policiais civis", declarou.
Teor do Projeto de Lei protocolado
- reajuste sobre o vencimento básico da Brigada Militar, dividido em duas etapas - out/2011 e abr/2012. No caso dos soldados, o reajuste acumulado será de 23,5% e no caso dos 1ºs Tenentes, de 10,5%. Para os 3ºs Sargentos, o reajuste será de 18,15%. As funções intermediárias receberão reajustes proporcionais entre esses dois índices;
- ampliação do número de vagas para promoções para 2.800, a saber: 700 ainda em 2011; 700, em 2012; 700 em 2013, e 700 em 2014.

domingo, 25 de setembro de 2011

FORMATURA PROERD PAIS EM SANT´ANA DO LIVRAMENTO


ADH PARTICIPA DE SOLENIDADE DO PM MIRIM DO 24 BPM

O Major Franquilin, Chefe da ADH, participou de solenidade em homenagem aos colaboradores do PM MIRIM do 24º BPM, realizada do dia 20 de setembro. Na oportunidade o Comandante do 24º BPM, Ten Cel Rocha, efetuou a entrega de presentes para aquelas pessoas ou empresas que contribuem para a realização do Projeto Social PM MIRIM.
Atualmente o PM MIRIM conta com 60 crianças e formou no ano de 2010 o mesmo número de crianças e no Desfile de 20 de setembro, todos os integrantes do Projeto desfilaram na Av. Getúlio Vargas, em Alvroada.


SECRETÁRIO DE SEGURANÇA AFIRMA QUE ATOS DE VANDALISMO TÊM MOTIVAÇÃO POLÍTICA


As simulações de bombas e queima de pneus em espaços públicos e rodovias são ações criminosas praticadas por quadrilhas com um objetivo aparente de atingir o Governo e desestabilizar a segurança pública no Rio Grande do Sul. A afirmação foi feita pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, pelo assessor especial do Gabinete do governador, Flávio Koutzii, e pelo comandante-eral da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, durante coletiva à imprensa, no final da tarde desta sexta-feira (23), que contou, ainda, com a presença do secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro.

O coronel Sérgio Abreu informou que 40 pessoas suspeitas já foram ouvidas e 26 inquéritos já foram instaurados para apurar a autoria desses crimes. Acrescentou que as investigações já contam com o apoio do Ministério Público.

Airton Michels explicou que está sendo feita uma investigação extremamente rigorosa para a apuração dos delitos. Acrescentou que essas ações deixaram vestígios, apesar de dificultar o flagrante. "Quem participou ou está participando desta organização criminosa será punido de uma forma mais severa, pois esses atos se configuram como formação de quadrilha". Apesar de não divulgar nomes, o secretário disse que há indícios de que entre os envolvidos, alguns têm ligações com brigadianos e outros, não.

Flávio Koutzii argumentou que, justamente quando a proposta de reajuste salarial do Governo foi aceita pelos cabos e soldados, ocorreu uma reação mais agressiva, com a colocação de um artefato simulando uma bomba. "É muito provável que esse tipo de ação obscura tenha motivação de interesse político contrário a um governo democrático e, caso isso se confirme, o mesmo será encaminhado ao Ministério Público".

Assinalou, ainda, que a proposta salarial é atípica para um primeiro ano de Governo e que os resultados positivos obtidos nas negociações com os servidores da segurança pública têm provocado reação extremada por parte de grupos com interesses políticos contrários a uma gestãoo democrática. "E isso não vai nos intimidar", enfatizou.

Os vestígios do artefato colocado nesta sexta-feira, na rua Fernando Machado, em frente ao posto do 9º Batalhão da BM, já está sendo investigado pelos peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP).

COMISSÃO APROVA SEGURO DE VIDA E CONTRA ACIDENTES PARA POLICIAIS

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou ontem proposta que obriga o Poder Público a instituir um seguro para a cobertura de acidentes e morte para policiais (civis, federais, rodoviários, ferroviários e militares) e bombeiros.
A determinação vale para todos os entes federativos (União, estados, Distrito Federal e municípios) e beneficia os profissionais que forem vitimados no desempenho de suas funções ou em decorrência delas.
O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aos projetos de lei 5017/05, 5570/05, 6545/06, 6994/06, 1022/07, 7453/06, 1702/07, 4682/09 e 1453/11, que tratam de assuntos semelhantes. A regulamentação da concessão do seguro será feita por lei estadual e distrital e, no caso dos policiais de âmbito federal, pelo regulamento da corporação.
O relator na Comissão de Segurança Pública, deputado Otoniel Lima (PRB-SP), acrescentou ao texto uma emenda para assegurar o pronto atendimento, aos policiais e bombeiros, em hospitais da rede privada mais próximos do local da ocorrência até que seu quadro clínico permita sua remoção a hospitais conveniados.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

BRIGADA MILITAR DIA A DIA MAIS PRÓXIMA DA COMUNIDADE



CONVITE PARA SEMINÁRIO DO GRUPO NUANCES


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VISITA DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FEMININA DE FUTSAL DA BM

Na tarde do dia (23/09), foram recebidos no Gabinete do Camandante Geral, pelo Cel Sergio o Ten RR João Batista da Silva Conceição (Comissão Técnica) e a Cap Ana Claudia (Atleta), integrantes da equipe feminina de Futsal da BM, que é formada por policiais militares, familiares e amigas da BM. 


A visita teve por objetivos mostrar o trabalho realizado pela equipe, que representou a Brigada Militar em três competições internacionais, sagrando-se Campeã em duas delas, divulgar ao comando da Brigada a participação na competição a ser realizada na Holanda no mês de Outubro de 2011 e conseguir o apoio da instituição para que as atletas possam participar também, de outras três competições que serão realizadas em 2012: Copa Del Mar, em Portugual, Campeonato Mundial de Futsal de Polícias, WPIST (World Police Indoor Soccer Tournament),  na Russia e Wpist na Holanda.

CEL SERGIO RECEPCIONA MAJ PACHECO E CAP GOGGIA

Na tarde desta sexta feira (23/09), o Cel Sergio Roberto de Abreu e o TCel Pinto chefe da Assessotria de Assuntos Institucionais, receberam no GCG, o TCel Lima, Comandante do 1º BPM, o Maj Pacheco, que apresentou-se após retornar do Curso de polícia Montada realizado na Polícia Militar do Rio de Janeiro, no qual ficou em primeiro lugar na classificação geral sendo agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito dos Cavaleiros Honorários, da PMERJ e o Cap Claudio de Azevedo Goggia, único representante das Polícias Militares do Brasil e que participou dos 5º Jogos Mundiais Militares (http://www.rio2011.mil.br/) que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro, onde participaram mais de 20.000 atletas de todo o mundo em diversas modalidades. O Cap Goggia competiu na categoria Esporte Equestre, terminando a competição em primeiro lugar por equipe e ganhando medalha de bronse na competição individual.
Os Oficiais receberam do Cel Sergio os parabéns pelas conquistas além de um elogio por terem representado a Brigada Militar com galhardia, elevando o nome da Brigada Militar junto a todas as instituições militares não só do Brasil como de vários países ao redor do Mundo.





SEMINÁRIO "BRIGADA MILITAR NA LEGALIDADE"

O Comando da Brigada Militar realizará no dia 28 de setembro de 2011, quarta-feira, às 14h, o Seminário "Brigada Militar na Legalidade", no Auditório do QCG, na Rua dos Andradas, 522.
No Seminário Oficiais e Praças que participaram da Campanha da Legalidade relatarão os fatos ocorridos no Palácio Piratini, na Academia de Polícia Militar e no município de Torres, com a participação da Brigada Militar.
Após o Seminário será inaugrada a Exposição "Brigada Militar na Legalidade", do Museu da Brigada Militar, e também a distribuição da Revista "Brigada Militar na Legalidade".

ADH PROMOVE EVENTO NO PIQUETE MACANUDOS DO QCG

Na quinta-feira (22/9), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) promoveu evento alusivo às comemorações da Semana Farroupilha no Piquete "Macanudos do QCG". Compareceram, além de todos dos integrantes da Assessoria e do Núcleo de Projetos Sociais, os efetivos do Gabinete do Comandante-Geral, demais Assessorias e Seções Administrativas do QCG. O evento contou com a presença do Secretário de Segurança Pública Airton Michels, do Sr. Comandante-Geral Cel. Sergio Roberto de Abreu, do Sub Comandante-Geral Cel. Altair de Freitas Cunha entre outras autoridades militares da BM, oficiais e praças do QCG. Durante a programação houve pela parte da manhã um café campeiro, ao meio-dia almoço campeiro (vaca-atolada, feijoada, arroz, saladas e leitão assado), atividades culturais com canções tradicionalistas cantadas pelo Soldado Orion Volmar Ramos (18º BPM), declamação da poesia "A Morte do Brigadiano", pelo 1º Tenente Érico Machado Bastos (Batalhão Altivo), uma oficina sobre como fazer nós de lenço, ministrada pelo Soldado Marcelo Ilha Gonsalves (QCG) e uma oficina de chimarrão ministrada pela Soldada Márcia Cristina Borges da Silva (Núcleo de Projetos Sociais-ADH), com a entrega de certificados. Ao final do evento também com a participação dos integrantes do Departamento Administrativo do QCG, foi servido um café campeiro. Ao todo participaram do evento aproximandamente 80 pessoas.