terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GOVERNADOR PARTICIPA DA 4ª FEIRA DA UVA E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

O governador Tarso Genro participou, nesta sexta-feira (20), da abertura oficial da 4ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar, que acontece na Praça Farroupilha, em Sarandi, na Região Rio da Várzea do Estado. A feira reúne 40 expositores, dos municípios de Sarandi, Nova Boa Vista, Barra Funda, Novo Barreiro, Chapada, Constantina e Ronda Alta e a expectativa é que comercialize 20% a mais do que em 2011, quando R$ 50 mil foram vendidos em uva, pêssego, hortaliças, pães, queijos, salames e outros produtos coloniais.
Em Sarandi, a principal renda do município é a agricultura, representando 50% da receita da cidade, que também foi atingida pela estiagem, perdendo 85% da lavoura de milho, 50% da soja e 70% dos hortifrutigranjeiros. Tarso Genro, que estava acompanhado do presidente da Câmara Federal, Marco Maio, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e do deputado estadual, Edegar Pretto, representando a Assembleia Legislativa, foi recebido pelo prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo e prefeitos da região.
Estiagem também atinge a região

O agricultor, Elton Petry, divide a propriedade de 15 hectares com os dois filhos e ressalta que para não perder toda a produção de frutas e verduras, foi preciso reduzir os ganhos para investir na irrigação. "Mesmo assim a perda foi de 20%", diz. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Márcio Cassel, disse que os municípios estão sofrendo com a estiagem porque a maioria dos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros não tem estufa nem irrigação.

Tarso disse que estão à disposição os recursos que forem necessários e que não deve faltar água nem para consumo humano, nem para os pequenos animais. "Não pode faltar alimentação para as pessoas", enfatizou. O governador lembrou que para diminuir os efeitos da estiagem já foram liberados R$ 52 milhões para todas as regiões atingidas. "Já estamos buscando mais recursos para que todas as regiões recebam ajuda se necessário".

O prefeito da cidade ressaltou que o governador está sendo solidário com as regiões atingidas pela estiagem e que o Governo está realizando um trabalho sério, realizando obras e mantendo contato direto com a presidente Dilma Rousseff em favor do Estado. "As forças de Sarandi e região estão unidas com o Governo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário