segunda-feira, 30 de abril de 2012

REUNIÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

      Na tarde desta segunda feira (30/04), às 14:30h, a Assessoria de Direitos Humanos do gabinete do Comandante Geral, representada pelo Sd Domingues, participou na Sala "Adão Pretto" na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Reunião da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, 
     Durante o a reunião sob a coordenação do Deputado Edegar Pretto, foi relatado ao grupo de trabalho as atividades realizadas pela Frente Parlamentar durante o ano de 2011, como, o 1º Encontro Gaúcho de Homens, o lançamento da campanha "Cartão Vermelho para a violência contra as Mulheres", foram realizadas ainda Audiências Públicas, o incentivo a criação das Redes Parlamentares Municipais, a criação do Relatório Lilás, que juntamente com o Relatório Azul fará parte das publicações da Comissão de Cidadania e Direitos humanos e ainda a elaboração de uma parceria com a Secretaria de Educação para a criação de uma campanha educativa nas Escolas Estaduais.
    Estiveram presentes representantes das Camaras Municipais de Alegrete, Montenegro, Tupanciretã, Barão do Triunfo, Bento Gonçalves, Santana do Livramento, Novo Hamburgo, Alvorada, Sentinela do Sul, Passo Fundo, Palmeiras da Missões, do Grupo Hospitalar Conceição, Setorial da Mulheres de Capão da Canoa, Secretaria de Segurança Pública, Brigada Militar, Assembleia Legislativa do RS, Pastoral da Criança,   Conselho Tutelar. Participaram ainda o Promotor de Justiça Davi Medina representando o Ministério Público, a delegada Nadine Farias, titular da Delegacia da Mulher, a Srª Rúbia Abs, Diretora do Dep de Justiça da SJDH e a srª Telia Negrão, Coordenadora da ONG Coletivo Feminino Plural.
   Ao final foram apresentados gráficos de um estudo realizado pela SSP com indicadores, dos últimos 5 anos, de ocorrências envolvendo violência contra a mulher, sendo ainda programado uma carreata pelo interior do Estado para difundir o trabalho da Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência Contra a Mulher objetivando fortalecer e aumentar ainda mais a participação dos Municípios gaúchos.

















   

COMANDO-GERAL HOMENAGEIA PROMOVIDOS DO ESTADO-MAIOR

Na tarde de segunda-feira (30/4), no auditório do Quartel do Comando-Geral, foi realizada uma homenagem aos policiais militares que trabalham no Estado-Maior da Brigada Militar e foram promovidos a 1º sargento e 3º sargento. No total foram quatro promovidos a 1º sargento e três a 3º sargento.

Estiveram presentes na solenidade o Comandante-geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o Subcomandante-geral, Coronel Altair de Freitas Cunha, Chefe do Estado-Maior, Coronel Valmor Mello de Araújo e o Corregedor-geral da BM, Coronel João Gilberto Fritz.



sexta-feira, 27 de abril de 2012

FIPPIR-FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

FIPPIR-FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

                                                   Coordenação Regional Sul
                                                                                 
Nos dias 26 e 27 de abril de 2012, a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar esteve presente no 6º Encontro de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu na Cidade de Viamão/RS.
O Evento ocorreu na Escola Profissional Walter Graf, End. Rua Marechal Deodoro, nº 220, Centro de Viamão.

Objetivos do Encontro:
- Continuidade do planejamento 2012
- SINAPIR desdobramentos
- Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra
                                                      
Mesa de Abertura do Evento foi Composta pela Sra Maria do Carmo Silva, Coordenadora do SEPPIR, representando a Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros, Prefeito de Viamão Sr Alex Alves Boscaini, Secretário da Saúde do Município de Viamão Sr Gilnei Leite, Secretário da Gestão e Relações Institucionais Sr Robson Duarte, Sr Clóvis Andre Silva e Silva, Gestor Regional do FIPPIR-PR, Sra Sandra H. Figueiredo Maciel, Gestora Estadual do COPIR-RS e o Sr Angelo Gomes Sergio, Coordenador de Trabalho de Políticas Públicas de Viamão.
Representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.






PROERD NA FASE


Na manhã desta sexta-feira(27), representantes da Assessoria de Direitos Humanos(ADH) reuniram-se  com a Presidente da FASE(Fundação de Atendimento Socioeducativo) Sra. Joelza Mesquita  Andrade Pires. Na oportunidade, discutiram a possibilidade de execução do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) junto àquela instituição.

Estiveram presentes na reunião a primeira-dama do Estado Drª Sandra Genro, o Cap. Ney Humberto Fagundes Medeiros, Cap. Martha Richter, e Sgt Túlio César Figueiró. Na ocasião, foi explicado que as aulas abrangem lições reflexivas acerca da prevenção do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas e violência, envolvendo as escolhas dos jovens e as influências que sofrem na sociedade em relação às drogas.

Este é um projeto internacional, que teve seu berço nos EUA e que já acontece em todo o Brasil, mediado pelas Polícias Militares dos estados e há alguns anos tem demonstrado bons resultados com alunos da instituição Pão dos Pobres.

A proposta, apresentada pela Capitã Martha Richter e pela Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar, é que os jovens participem de 10 aulas, cada um com um tema diferente e complementar. O objetivo é prevenir a reincidência dos jovens nas drogas e no crime, além de propiciar um convivio salutar entre Brigada Militar e jovens da instituição.

A presidente da FASE, Joelza Mesquita, aprovou a ideia e nos próximos dias irá marcar novos encontros para viabilizar a implantação deste projeto na FASE.

CONGRESSO NACIONAL ALIENAÇÃO PARENTAL


A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul, em parceria com a Comissão Especial da Criança e do Adolescente (CECA) e com a Associação Brasileira Criança Feliz está promovendo o “1º Congresso Nacional Alienação Parental: um olhar jurídico e psicológico”, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril de 2012.

A Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar se fez presente no evento, a iniciativa é da Associação Brasileira Criança Feliz, e decorre da extrema necessidade do combate da Alienação Parental , conduta que passou a ser ilícita no Brasil após a aprovação da lei nº 12.318/2010, por se tratar de abuso psicológico contra criança e adolescente.

Com base no Dia Internacional de Alienação Parental, 25 de abril, e na Lei Municipal de Porto Alegre que instituiu a Semana de Combate de Alienação Parental, no período de 25 a 30 de abril, foram escolhidos os dias 27 e 28 de abril de 2012, para realização do Congresso, como parte integrante dos eventos comemorativos.

2º SEMINÁRIO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA PÚBLICA - ESFAS

“Práticas de Polícia Comunitária”
Evento Comemorativo aos 42 Anos da EsFAS
Público Alvo: Alunos do CTSP – Candidatos ao CTSP - Gestores Públicos - Oficiais e Praças da  BM – Profissionais da área da segurança pública – Lideranças de Associações comunitárias e comunidade em geral.
Local: Salão de Eventos Park Hotel Morotin – RS 287, Km 6,2 – Camobi – Santa Maria
Inscrição: Gratuita com reservas de vagas até o dia 08 de Maio às 17:00 horas pelo e-mail: esfas-sens@brigadamilitar.rs.gov.br ou pelo telefone (55) 3220-6462.
Certificados: Será fornecido certificado de 20 horas de participação como assistente, a ser remetido via e-mail.
Programação:

Dia 09 de maio de 2012
13:30 Horas – Solenidade de Abertura
14:00 Horas – A Polícia Comunitária sob a ótica da SSP - Cel QOEM Júlio Cesar Marobin
15:00 Horas – Projeto de Mediação Policial
Al Sgt Jaqueline Ferreira e Al Sgt Jobim
16:00 Horas – Coffee Breack
16:30 Horas – Projeto Pequeno Cidadão
Al Sgt Dalla Costa e Al Sgt Juliano
17:30 Horas – Projeto “A Praça é Nossa”
Al Sgt Buss e Al Sgt Lairton
18:30 Horas – Peça Teatral Grupo “Brigada em Cena” – 4º BPAF – Santa Rosa
“Ser Polícia Não é Fácil”
 Dia 10 de maio de 2012
08:30 Horas – Projeto de  Polícia  Ambiental
Al Sgt Dorzelaine – Al Sgt Cassol e Al Sgt Freitas
09:30 Horas – A Polícia Comunitária no Vale Taquari
Ten Cel QOEM Antonio Scussel – Cmt CRPO VT
10:30 Horas – Coffee Breack
11:00 Horas – Peça Teatral Grupo “Brigada em Cena” – 4º BPAF – Santa Rosa
Tema Violência Doméstica: “Em briga de marido e mulher se der penha a BM mete a colher”
12:00 Horas – Intervalo para Almoço
14:00 Horas – Experiências de Polícia Comunitária
Ten Cel RR Pedro Joel Silva da Silva
15:00 Horas – Projeto “Cão Amigo”
Al Sgt Montag e Al Sgt Dias
16:00 Horas – Coffee Breack
16:30 Horas – Projeto “Bike Patrulha” – 3º RPMon
Al Sgt Toazza e Al Sgt Gonçalves
 17:30 Horas – Projeto “Vizinho Vigilante”
Al Sgt Márcia Ruchel e Al Sgt Elisete
ENCERRAMENTO

COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO COMEMORA 11 ANOS COM ENTREGA DE COMENDA.


     Na tarde de quinta-feira (26/4), na Uniritter, em Canoas, foi realizada a solenidade em comemoração aos 11 anos de atividades do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que tem sede no município de Canoas e responsabilidade territorial em nove municípios: Canoas, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Glorinha e Nova Santa Rita.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a diretora do Ministério Público da cidade, Andreia Uequed, o Comandante-Geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o Subcomandante Geral da BM, coronel Altair Freitas Cunha, o assessor de segurança da copa 2014, coronel Erlo dos Santos Pitroski, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, a juíza do Juizado Especial Criminal de Gravataí, Maria da Graça Fernando Fraga, entre outras autoridades.

Na oportunidade, foi entregue a Comenda Metropolitana a 52 homenageados, a qual é destinada àquelas pessoas, civis ou militares que, com seu trabalho, tenham se destacado e colaborado para elevar o nome do Comando Metropolitano e da Brigada Militar.

Foi realizada também uma homenagem ao 1° sargento André Rogério Vianna Smolinski, ao soldado Alan Samir Salem, ambos 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM) e aos soldados Marcelo Moraes de Souza e Thiago Goulart Batista, do 18° BPM por suas atuações em ocorrências de grande destaque, nas quais foram salvas duas crianças no início desse ano.

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DO CPM

Na quinta-feira (26/04), às 15h, no auditório Santiago Dantas da Uniriter, na avenida Santos Dumont, 888, no bairro Niterói, em Canoas, ocorreu a solenidade de aniversário do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

APM E ADH REALIZAM SEMINÁRIO "LEI MARIA DA PENHA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO POLICIAL"

    Na sexta-feira (27/04), às 08:30, no Auditório da Academia de Polícia Militar (APM), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH) - Cap. Letícia Dall'Igna, juntamente com a APM - Maj. Alexandre da Rosa, realizaram o Seminário "Lei Maria da Penha: Implicações no Trabalho Policial". Compareceram no seminário os alunos tenentes do Curso Básico de Administração Policial Militar - CBAPM 2011/2012.

Cap. Letícia Dall'Igna (ADH) - Maj. Alexandre da Rosa (APM)

Alunos do CBAPM 2011/2012 no auditório da APM

Palestrantes:
Nadine Anflor (PC)
Loreci Marques (SPM)
Beatriz da Rosa (CAODH-MPE)


Delegada Nadine Anflor
(Coordenadora das Delegacias da Mulher do RS)
Palestra sobre as Delegacias Especiais de Atendimento
à Mulher e a Lei Maria da Penha - Aspectos Práticos.
Beatriz da Rosa Vasconcelos
(Representando a Themis Assessoria Jurídica
e Estudos de Gênero/CAODH-MPE)
Palestra sobre violência doméstica e o
papel da mulher no contexto da Lei Maria da Penha.

Loraci Marques
(Representando a Secretaria de Políticas para Mulher)
Palestra sobre o Centro de Referência a Mulher 

Os alunos do CBAPM tiveram oportunidade de abrirem
seus questionamentos sobre o tema


Entrega de Certificados para as Palestrantes





ONU MULHERES DIVULGA ESTUDO "O PROGRESSO DAS MULHERES NO BRASIL"

     No dia 02 de abril de 2012 foi lançada, através da ONU Mulheres e Cepia,a publicação O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010, que traz artigos elaborados por especialistas e pesquisadores em estudo de gênero reúne dados recentes e faz uma análise crítica sobre como estão sendo tratados pelo governo e pela sociedade temas como violência, participação política, desenvolvimento econômico, direitos sexuais e reprodutivos, educação, relações raciais e étnicas, mulheres urbanas e rurais, entre outros.
     O livro demonstra importantes avanços nas políticas públicas, mas também aponta os desafios para o enfrentamento às desigualdades de gênero, principalmente a exclusão que atinge as mulheres de baixa renda, rurais, negras e indígenas e a violência contra mulheres e meninas.

Lésbicas Feministas LBL - Região Sul - www.lblrs.blogspot.com
Acesse também: www.lblsaudelesbica.blogspot.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DA SEGURANÇA

     Na tarde desta quinta-feira (26/04), às 16h, aconteceu no 8º andar da Secretaria de Segurança Pública,  a reunião onde foram discutidos os primeiros passo da criação de um Curso de Capacitação, para profissionais de segurança pública, no atendimento à mulheres envolvidas em ocorrências de violência doméstica. (Lei Maria da Penha).
    Estavam na reunião a Srª Raquel Arruda Gomes da Secretaria de Segurança Pública, Srª Anita Kieling da Secretaria de políticas para as Mulheres, Cap Michele Hubert do Departamento de Ensino e Teinamento da SSP, além  do Ten Cel Franquilin e da Cap Letícia, da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da BM.







ADH PRESENTE NA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

    Na quarta-feira (25/04), às 20:00, no auditório da Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Assessoria de Direitos Humanos (ADH), representada pelo Cap. Humberto, Cap. Letícia e Sgt. Carlos, participou da  abertura da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que prossegue até o dia 27/04. Estiveram presentes as seguintes autoridades: a Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário, o Secretário de Justiça e dos Direitos Humanos do Estado Fabiano Pereira e Secretário Adjunto Miguel Granatto Velasquez, o Presidente da Assembléia Legislativa Adão Villaverde, o Presidente da Comissão de Cidadania e dos Direitos Humanos da A.L. Dep. Miki Breyer, representando o Juizado da Infância e da Juventude Dr. Montserrat Martins, a Coordenadora do Centro de Apoio da Infância e da Juventude Educação e Família do Ministério Público Estadual Dr.ª Medina Paes de Azambuja, o Defensor Público-Geral do RS Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria, a Defensora Pública Dr.ª Cláudia Barros, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre a Vereadora Maria Celeste (Presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor Direitos Humanos e Segurança Alimentar), a Conselheira do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA) Sr.ª Beatriz Hobold, a Coordenadora de Políticas Públicas do CONANDA Sr.ª Maria de Lurdes Magalhães e o representante das crianças e dos adolescentes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDICA) o jovem Marcelo Augusto Luís Flores.
mesa de abertura da VIII Conferência Estadual dos Direitos
da Criança e do Adolescente

Ministra Chefe da SDH da Presidência Maria do Rosário

Sec. SJDH Fabiano Pereira

Sec. Adj. SJDH Miguel Velasquez - Ministra Maria do Rosario

Jovem Marcelo Augusto Luís Flores, de 13 anos
representando as crianças e adolescentes (CEDICA)
Cap. Humberto - Sec. Fabiano Pereira - Cap. Letícia - Sr. Solismar - Marcelo Augusto

Campanha "Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil"

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CONVITE: I ENCONTRO DA REDE DAS FRENTES PARLAMENTARES DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Ao cumprimentá-los cordialmente, vimos por meio deste convidá-los para a reunião da Rede das Frentes Parlamentares dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorrerá no dia 30 de abril de 2012, às 14h30min na sala do Fórum Democrático Deputado Adão Pretto, no 1º andar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, situada a Praça Mal. Deodoro, 101, Porto Alegre/RS.

O objetivo da Rede é auxiliar na criação das Frentes Parlamentares e construir atividades descentralizadas que sensibilizem, principalmente os homens, para o enfrentamento a violência de gênero, além de fortalecer a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência em todo o estado.

Em dezembro de 2011, durante o I Encontro Gaúcho de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, contamos com a adesão de mais de 20 Câmaras de Vereadores à Rede das Frentes Parlamentares.

Queremos espraiar este debate por todo o estado, por isso, gostaríamos de contar com seu engajamento nesta luta, criando a Frente e participando da Rede de Frentes Parlamentares dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul.


Contamos com a sua participação.

Atenciosamente,

Edegar Pretto

Deputado Estadual ? PT/RS

Coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

ADH E MPE PLANEJAM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA

    Na quarta-feira (25/04), às 10:00, no prédio do Ministério Público do Estado, o Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar (ADH), TCel. Paulo César Franquilin Pereira e a Assessora, Cap. Letícia Dall'Igna, participaram da reunião sobre violência doméstica, visando o planejamento de cursos para Promotores e Policiais Militares sobre a Lei Maria da Penha.
    Os cursos serão desenvolvidos em parceria nos Territórios da Paz, visando qualificar o atendimento dos fatos envolvendo situações de violência familiar contra a mulher.
    Participantes: Sérgio Vasconcelos Guedes (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional /MPE), Dr.ª Veleda Dokbe e Edgar Abraão Pereira (Maria da Penha/MPE), Dr. Alceu Scholler de Moraes e Beatriz da Rosa Vasconcelos (Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos/MPE), Nami Picetti (Unidade de Suporte a Projetos/MPE) e Marília Menezes (Secretaria de Políticas para as Mulheres).





terça-feira, 24 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO DO 35 CTG

       Em 24 de abril de 2012, a Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Comandante Geral da Brigada Militar participou das atividades comemorativas aos 64 anos do 35 CTG. As festividades tiveram inicio às 07:00 hs sendo oferecido aos presentes um gostoso Café da Manhã, dando continuidade as festividades o Sr. Ivo Benfatto palestrou sobre a História do 35 CTG, após a Missa Crioula com o Padre Canela foi servido o tradicional almoço com Churrasco e acompanhamentos.
       Durante o Evento o 35 CTG recebeu a visita do Presidente do Movimento Tradiconalista Gaúcho (MTG),  Sr. Erival Bertolini que apresentou a comitiva composta pelo Sr Modesto Chato de los Bueys, presidente da FIAPAM (Federación Iberoamericana de Asociaciones de Personas Adultas Mayores)  e sua Esposa vindos da Espanha, o Sr Daniel Pedro Cid e sua Esposa vindos da Argentina, o Sr Carlos Aires da Costa Rica, Vereador do Município de Santa Maria Sr Manoel Renato Teles Badke e a Sra Maria Elena Varela de Oliveira, Assessora Especia da Prefeitura de Santa Maria, representando o Prefeito do Município Cezar Schirmer.