No dia 15 dez de 2012, das 09::00 ás 16:00 horas, ocorreu na dependências da Câmara Municipal de Porto Alegre, no Plenário Ana Terra, o I Congresso Estadual do Congresso Nacional Afro-Brasileiro Secção Rio Grande do Sul. Compareceram no local e fizeram parte da mesa de abertura, várias autoridades entre elas o a Chefe Adjunta da Casa Civil do Governo do Estado do Rio grande do Sul a Srª Mari Perusso, o Vereador Toni Proença representando a Câmara Municipal de Porto Alegre, o Vice -Presidente do CNAB Nacional Sr Alexandre paim, a Presidente do CNAB/RS Srª Josiane Rodrigues de Oliveira, Presidente Estadual do CEAFRO Quilombo Saúde a Srª Januária Madalena Gonçalves, Integrante do Conselho/RS o Sr. José Reis.
Houve a atividade cultural, realizada pela AAFRUSUL, que fizeram dança dos orixás, e também ouviu-se o Hino a Negritude de autoria do Professor Eduardo Oliveira.
No primeiro painel chamado: Estatisticas da Violência no Rio Grande do Sul . Fizeram parte a TCel Nádia Rodrigues da SIlveira Gerhard - Comandante do 19º BPM e Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, a qual palestrou sobre a Violência contra as mulheres negras - Adolescência e Mortalidade. Representando a FASE a Srª Psicóloga Sandralí de Campus Bueno, que palestrou sobre a Estrutura familiar e outras conjunturas, E encerrou o painel a Sra Franquilina Cardoso, Presidente do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais.
No segundo painel, nominado de Relato de Experiências, foi composto pela Srª Sonia Shalon - Artista Plástica, escritora e radialista, o Sr Oscar Henrique do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, a SrªJeanice Dias Ramos do Conselho de participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS - CODENE e fazendo o fechamento o Sr Osvaldo Ferreira dos Reis Advogado, historiador e escritor.
No encerramento houve a atividade cultural - Escola de Samba Mirim Areal do Futuro.
Representou o TCel Franquilin - Chefe da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar no evento a Sd Luciana Andrade, integrante do Comitê para promoção da igualdade racial no setor público e ongs
Nenhum comentário:
Postar um comentário