quinta-feira, 14 de março de 2013

PMs e técnicos do IGP participam de curso para atuar na Patrulha Maria da Penha


Policiais militares e técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) participam desde segunda-feira (11/3) da segunda edição do curso Capacitação Patrulha Maria da Penha. Sob o tema "Combate e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher", o programa - realizado no quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, na Capital, tem como objetivo qualificar o atendimento às vítimas de violência. A abertura foi feita pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito Mello, e pela comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nádia Gerhard, que é uma das coordenadas do programa.
Quarenta e um servidores passarão a atuar nos Territórios de Paz - nos bairros Restinga, Rubem Berta, Santa Tereza e Lomba do Pinheiro - em Porto Alegre. A capacitação, que segue até sexta-feira (15), complementa o investimento feito pela Secretaria da Segurança Pública com a entrega de mais quatro viaturas para a Patrulha Maria da Penha, na última quinta-feira (07). Agora, cinco veículos fazem parte do projeto.
O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que a qualificação é fundamental para os profissionais. "Não basta apenas investir em equipamentos, temos que preparar os servidores para que previnam, acolham e acompanhem as vítimas da melhor maneira". A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, ressalta que capacitar o efetivo é um diferencial. "É preciso entender a complexidade da violência contra a mulher para qualificar a abordagem".
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, garante que a Patrulha Maria da Penha tornou-se referência nacional. "Por isso deve ser estendida a todas as unidades da Brigada Militar. Além disso, pode-se buscar a parceria dos municípios para que atuem conjuntamente, acompanhando a mulher vítima da violência doméstica e seus filhos, a fim de que não voltem a sofrer com esse problema".
Durante o curso, são tratados diversos temas como a aplicação da Lei Maria da Penha, o funcionamento nas delegacias, na rede de atendimento, nas perícias e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Também serão visitados os Centros de Referência da Mulher (municipal e estadual), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), a Sala Lilás e o laboratório de perícias do IGP, todos em Porto Alegre.
A formatura do curso ocorre na sexta-feira, às 10h30min, no Comando-Geral da Brigada Militar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário