quarta-feira, 15 de maio de 2013

Livro sobre a vida de Peracchi Barcelos será lançado na sede do Comando-Geral da Brigada Militar


Livro sobre a vida de Peracchi Barcelos foi lançado na sede do Comando-Geral da Brigada Militar
A vida do policial militar e ex-governador do Estado Walter Peracchi Barcelos foi registrada em livro. A obra foi lançada na terça-feira (14), às 15h , no Salão Nobre Dr. Fernando Abbott do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar.

   Peracchi Barcelos galgou todos os postos na Brigada Militar até chegar ao comando da Corporação, em 1948. Idealizou a criação de uma polícia rural que, efetivamente, tornou-se realidade em 1955 com a transformação do 1º Regimento de Cavalaria em 1º Regimento de Polícia Rural Montada. De setembro de 1966 a março de 1971, Peracchi Barcelos foi governador do Rio Grande do Sul e já havia sido deputado estadual. Nascido em 14 de maio de 1907, faleceu em 13 de agosto de 1986.

   O livro contém vários depoimentos firmados por coronéis da Brigada Militar, ex-comandantes, políticos, admiradores e amigos do ex-governador do Estado. Encerra com uma síntese da vida desse grande político e policial rio-grandense. O exemplar foi criado com objetivo de reaver a memória do rio-grandense Peracchi Barcellos, patrono da Fundação que leva o seu nome.

   O Quartel do Comando-Geral da Brigada, foi escolhido para o lançamento da obra, a fim de reconhecer o trabalho que o coronel desempenhou durante o período em que esteve na Instituição.

   Prestigiaram o evento, o ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Fundação Walter Peracchi de Barcelos, Jair Soares; o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes; o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello; o chefe do Estado Maior da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o ex-comandante-geral da BM, coronel José Dilamar Vieira da Luz; ex-comandante-geral da BM e comandante da Legião da Reserva Altiva, coronel Jerônimo Carlos Santos Braga; a escritora, poeta e pesquisadora, Aristilda Recchia; o secretário da Economia Solidária e Apoio a Pequena e Micro Empresa, coronel Altair de Freitas Cunha; e demais autoridades civis e militares e convidados.
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Sd Sacha Rochele (MTB/RS - 14365)
Edição: Sd Daniela Alvienes
Fotos: Sd Leonardo Moiano









Um comentário:

  1. "se tod os comandantes coroneis da mais alt cupul eram por q n aproveitar ess err trasfmar em algo q engrand a incorporaçao"

    ResponderExcluir