quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comunidade do Rubem Berta conhece ações do programa RS na Paz

       A comunidade do bairro Rubem Berta conheceu mais detalhadamente no dia 05 Junho de 2013, as ações sociais de prevenção à violência nos Territórios da Paz que serão realizadas no local. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, juntamente com a secretária adjunta da pasta, Maria Celeste, o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, o assessor do gabinete do governador, Carlos Robério Garay Correa, o coordenador do programa RS na Paz, Carlos Roberto Sant’ Ana e o padre Carlos realizaram a abertura das oficinas.

      Fabiano afirmou que segurança pública é feita também com trabalho social, principalmente envolvendo os jovens. O secretário ressaltou a importância de estar em sintonia com os municípios e com a rede de proteção para prevenir a entrada de jovens no mundo da criminalidade. “O Estado está aqui para apresentar as ações, ouvir a comunidade, discutir o que é melhor. A construção da paz tem que ser algo coletivo”, completou Fabiano.

       Fabiano também citou as ações da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) que serão implantadas no bairro Rubem Berta. Segundo ele, a comunidade irá receber um Centro POD Juventude, espaço de convivência dos jovens que irá oferecer oficinas de esporte, cultura e lazer, além de cursos profissionalizantes. O POD Legal, em que jovens de 14 a 29 anos podem realizar cursos profissionalizantes pelo Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) e receber meio salário-mínimo, também será implantado no bairro da zona norte. “Queremos oferecer um novo ambiente para esses jovens”, afirmou o secretário.

      Para Maria Celeste, os jovens do bairro Rubem Berta fazem parte da parcela mais vulnerável da população e é necessário colocar em prática políticas públicas que os atendam. “É papel fundamental da SJDH buscar condições para colocar em prática a cultura de paz e principalmente recuperar esses jovens”, comentou a secretária adjunta.

        Secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro apresentou alguns resultados do RS na Paz. Segundo ele, os bairros que concentram os Territórios da Paz – Lomba do Pinheiro, Santa Tereza, Restinga e Rubem Berta – antes do programa somavam 37,7% dos homicídios ocorridos em Porto Alegre. Em maio deste ano, o índice caiu para 13%. Pinheiro explicou que a transversalidade das secretarias é muito importante para que o programa que busca reduzir a criminalidade e a vulnerabilidade social dê certo. “É o novo paradigma da ação preventiva, atuar antes do delito ocorrer, principalmente contra os jovens”, explicou.

       Robério também enfatizou a importância do engajamento do Estado com a sociedade para que o programa tenha sucesso. Segundo ele, o RS na Paz já serve de exemplo para outros Estados, inclusive como o Rio de Janeiro que implantou as Unidades de Polícias Pacificadoras (UPP). “Hoje é um dia de trabalho para que a comunidade possa compreender e nos ajudar a construir essa nova sociedade que queremos”, explicou.
As oficinas seguiram pela parte da tarde, quando os representantes das secretarias apresentaram suas ações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário