domingo, 18 de dezembro de 2011

SUSEPE LANÇA COORDENADORIA DA JUVENTUDE

       A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) promove o seminário "Juventude encarcerada: efetivando práticas para a inclusão cidadã de jovens envolvidos com a violência criminal", nesta sexta-feira (16) às 13h30min, no prédio B (Auditório da Biblioteca) do IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 - Bairro Rio Branco), em Porto Alegre. O evento tem a parceria do Centro Universitário Metodista do IPA. Na ocasião, será lançada a Coordenadoria da Juventude da Susepe, setor que ficará responsável pela atenção aos jovens em situação de prisão.
    A nova Coordenadoria irá promover o acesso aos direitos, e visando a inclusão na sociedade, através de políticas públicas de trabalho, educação e cultura aos jovens presos entre 18 e 24 anos de idade. No Rio Grande do Sul, mais de 20% da população carcerária está nesta faixa etária. Se somados aos presos com idade entre 25 e 29 anos, o número passa para 47%. O setor será coordenado pelas psicólogas Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro. O objetivo é auxiliar aos egressos do sistema prisional uma efetiva desvinculação da criminalidade, direcionando-os para programas sociais como RS na Paz, Pronasci e demais ações que possibilitem a redução da reincidência.
       Multiplicadores de Cidadania
      A programação conta com apresentação do grupo-show MC's para a Paz (Multiplicadores de Cidadania para a Paz) e uma mesa de debate com o tema "Juventude encarcerada, violência e inclusão cidadã", tendo a participação do diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, Mário Pelz, do presidente da Central Única das Favelas no RS (Cufa/RS), Manoel Soares, do integrante do projeto MC's para a Paz, Rodrigo Ramos, e do coordenador do Projeto de Extensão do IPA "Direitos Humanos na Prisão", professor Celso Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário