segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

AÇÕES DA BM VISAM ORIENTAR BANHISTAS DE TODO LITORAL DO ESTADO

A Brigada Militar (BM) realiza um conjunto de projetos e ações sociais durante a Operação Golfinho. Coordenados pela assessoria de Direitos Humanos, o Brigada Orienta Verão, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), Salva-Vidas Mirim, Salva-Vidas Master, Surf Salva, Patrulheiro Ambiental Mirim, Escolinha de Trânsito, Brigada em Cena e Brigada Amiga visam aproximar a comunidade e a BM nos balneários dos litorais Norte e Sul do Estado.
No litoral Sul, nas praias do Mar Grosso em São José do Norte, Laranjal em Pelotas, Hermenegildo, Barra do Chuí em Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Tapes, Arambaré e Barra do Ribeiro no litoral Sul do Estado, são desenvolvidos os projetos Salva-Vidas Mirim e o Proerd.
Conforme o capitão Humberto Medeiros, o Salva-Vidas Mirim é destinado a crianças de sete a 12 anos e visa orientar quanto aos cuidados de segurança no mar e na praia. Já o Proerd realiza palestras com orientações preventivas quanto ao uso de drogas e contra a violência, destinado para aqueles que têm de três e 12 anos de idade.
A previsão para que os demais projetos realizados pela BM cheguem ao litoral Sul é entre os 17 e 21 de janeiro. O capitão Medeiros ressalta que todos os projetos da Brigada tem o intuito de prevenir, e em caso de afogamento os próprios banhistas e esportistas podem auxiliar no salvamento, como no caso do projeto Surf Salva.
"O surfista é aquele camarada que já está dentro do mar, e muitas vezes se depara com um afogamento, fazendo dele um salva-vidas em potencial. Ele já está próximo da vítima e infelizmente muitas vezes não sabe como proceder. O projeto visa orientar este surfista, para que ele auxilie e saiba como proceder em situações como esta".
No Cassino e em Capão da Canoa, as inscrições para o salva-vidas mirim e Proerd podem ser feitas na Casa de Governo, nas demais praias, as inscrições acontecem nos locais. O salva-vidas mirim ocorre das 9h ao 12h, e o Proerd às 16h.
Conheça os projetos da BM que acontecem em todo o litoral gaúcho:
Brigada Orienta Verão: palestras em pousadas, hotéis e campings visando a orientação quanto a reciclagem do lixo, segurança patrimonial, pessoal e prevenção de acidentes e incêndios.
Salva Vidas Master: destinado a adultos com a finalidade de orientar quanto aos riscos no mar e na praia.
Patrulheiro Ambiental Mirim: para crianças de sete a 12 anos, tem como objetivo educar para a preservação da fauna e flora e de todo o meio ambiente.
Escolinha de Trânsito: destinado as crianças de todas as faixas etárias, dando orientações quanto aos cuidados no trânsito.
Brigada em Cena: grupo teatral apresentando situações do cotidiano, visando a conscientização do público quanto as questões de segurança pública e prevenção ao uso de drogas e contra a violência.
Brigada Amiga: apresentação de todos os projetos sociais num mesmo local, visando a integração entre comunidade e BM, incluindo ainda outros serviços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário