quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2º RPMON. REALIZA O LANÇAMENTO DAS ATIVIDADES DA BRIGADA MILITAR JUNTA A ESTABELECIMENTOS EDICACIONAIS EM 2012


 
Na manhã desta terça-feira, dia 28 de fevereiro nas dependências do Regimento em Santana do Livramento foi realizado o “Lançamento das atividades da Brigada Militar junto a estabelecimentos educacionais em 2012”. O evento contou com a presença de autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as representantes das escolas da rede municipal, estadual e privada, somados a apoiadores Institucionais dos projetos sociais e os padrinhos que se envolveram neste ano junto ás ações do Regimento.
Foi explanado sobre os projetos Pelotão Mirim, Projeto Comerciante consciente com a criança e o adolescente, o projeto Ação Integrada e seu calendário 2012, e as atividades do Proerd, o Balanço da Patrulha escolar 2011 e as ações em 2012, e por final o Projeto primeira habilitação junto ao Trânsito.
Pelotão Mirim
O Pelotão Mirim terá a Coordenação e gestão Administrativa através do Comando do 2º R P Mon, com Gestação Financeira através do CONSEPRO somados a Brigada Militar, Gestão pedagógica através da Patrulha Escolar na pessoa do Sd Luis Fernando (pedagogo), 19ª CRE e SME.
O projeto terá como apoiadores estruturantes a Brigada Militar, Sec. Educação, Sec. Assistência Social e Sec. Saúde, os quais se somam aos padrinhos que darão o suporte financeiro junto aos participantes e a Brigada Militar, tendo como apoiadores Institucionais a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Santana do Livramento.
A estrutura logística será a cargo do efetivo da Patrulha escolar, com os PMs envolvidos em projetos sociais, e educadores convidados pelos Gestores sendo realizadas as atividades nas dependências do 2º R P Mon e nos parceiros do Programa.
Seleção dos participantes através de três critérios:
ü   Seleção através da Direção da Escola, entre alunos dos 10 a 11anos em vulnerabilidade social através de uma pré-seleção a qual será concluída na entrevista com os pré-selecionados juntamente com seus responsáveis;
ü  Bom desempenho escolar, através de uma seleção.
ü   Dependente de Policiais Militares.
Durante o mês de abril será realizada a adaptação dos alunos, onde não serão economizados esforços para manter o aluno inserido no grupo, buscando assim o apoio da escola e família para sua inserção, evitando assim seu desligamento que seria medida extrema usada somente em benefício do grande grupo.
A evolução frente ao PM Mirim proporcionará a alunos chegar aos 17 anos junto a projetos sociais da Brigada Militar.
Disciplinas a serem ministradas:
Ordem unida, Ética e cidadania, Preservação do meio ambiente, Educação para o Trânsito,  Prevenção de acidentes e Pronto Socorrismo, Prevenção ao uso indevido de drogas, Prevenção e combate a incêndio, História da Brigada Militar, Convivência social, Saúde física, Educação Fiscal, Montaria, Relação com o cão, Conhecendo nossa Cidade e Reforço escolar
No mês de março será realizada a seleção junto aos candidatos pré-selecionados.





PROJETO COMERCIANTE CONSCIENTE COM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, FASE DE CADASTRAMENTO E A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NO PROJETO

  O projeto vida criar uma rede de prevenção junto ao comércio local e sua responsabilidade de cumprir a legislação vigente de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas e produtos a base de tabaco a menores de idade. No primeiro momento, após apresentação do projeto está sendo feito um cadastro junto aos comércios localizados nas imediações das Escolas, dando visibilidade das ações, as quais serão acordadas através de um acerto de conduta entre o Poder Legislativo e o Ministério Público.
No desenrolar das ações os participantes poderão elevar sua condição nas titulações bronze, prata e ouro, as quais são conquistadas através de reconhecimento da comunidade, dos órgãos fiscalizadores e o compromisso social.
AÇÕES INTEGRADAS
No evento foi divulgado, o calendário 2012 das ações integradas e os parceiros que estarão presentes junto as edições, e ressaltado que outras instituições serão convidadas a somar-se.
Entidades apoiadoras:
ü  10º Comando Regional de Bombeiros- Prevenção a Incêndio
ü  Pelotão Ambiental- Prevenção ao Meio Ambiente
ü  Receita Federal e Núcleo Municipal de educação Fiscal- Educação Fiscal
ü  Polícia Rodoviária Federal- Trânsito para Adolescentes
ü  Polícia Civil- Lei Maria da Penha e Criminalidade na adolescência
ü  COMDICA- ECA
ü  7º R C Mec- Saúde Bucal
ü  Unipampa- A Universidade e o contexto local
ü  CTG Presilha do Pago- Tradicionalismo
ü  Ordem dos Advogados do Brasil- A  OAB vai até a escola
ü  COMAD/SESI- Prevenção ao uso de drogas
ü  2º R P Mon-  Bullying, Trânsito Infantil, Comerciante consciente com a criança e o adolescente, o Cão e a sociedade, História da Brigada Militar
Datas das edições de Ação Integrada:

E.E.E.F.   Vitelio Gazapina
21  Mar
E.E.E.M  Nossa Senhora do Livramento  e E.E.E.F. Celina Vares Albornoz
18 Abril
E.P.E.M.  Santa Teresa de Jesus
16 Maio
E.E.E..M.  Professor Chaves
20 Junho
 E.M.E.F.  Abreu Fialho
04 Julho
E.M.E.F.   Pacheco Prates
15 Agosto
E.E.E.M.  Liberato Salzano Vieira da Cunha
12 Setembro
E.P.E.M. Instituto Livramento
17 Outubro
E.E.E.M.  General Neto
14 Novembro





                      Proerd- Programa educacional de resistência as drogas e a violência.
As ações do Proerd serão mantidas junto á comunidade com as seguintes metas:
ü  5º ano-960 Crianças
ü  7º ano-660 Adolescentes
Ø  240 Adultos  
Ø  Desenvolver Proerd na área rural
Ø  Solidificar o Proerd Sem Fronteiras
Ø  Capacitação de todos os membros da Patrulha Escolar como meta para atingir 100% dos alunos no ano do Centenário do 2º R P Mon.

Patrulha Escolar:
Foram apresentadas as estatísticas das ações da Patrulha Escolar tendo os seguintes dados: 
ü  Palestras para alunos: 10.237
ü  Reuniões participantes: 49
ü  Eventos junto á comunidade: 78
ü  Visitas a escolas: 1667
ü  166,7 por mês de fev a nov 2011
ü  7,57 visitas diárias

Sendo que foi mencionado, o projeto Minha primeira habilitação, voltado a crianças tendo como objetivos conscientizar sobre os perigos do trânsito”junto a crianças da comunidade.
No encerramento das atividades, todos os presentes parabenizaram as iniciativas, avaliando como um sucesso o evento, o qual teve como finalidade realizar o Lançamento da operação volta as aulas.

                            Antonio Osmar da Silva - T Cel. QOEM
                        Comandante do 2˚ R P Mon


Nenhum comentário:

Postar um comentário