quinta-feira, 1 de março de 2012

GRUPO DE TRABALHO DOS PESCADORES AVALIA AÇÕES E RECEBE DEMANDAS DO SETOR

         Mais de 3,2 mil metros de redes de pesca com malha irregular saíram de circulação só nos primeiros doze dias de fevereiro. Nesse período, o 2º e o 3º Batalhões da Brigada Militar abordaram 117 pessoas nas cidades de Porto Xavier, Nova Roma do Sul, Nonoai, Erechim, Uruguaiana, Rio Pardo, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul e Sant'Ana do Livramento. Os números são resultado da intensificação da fiscalização realizada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, apontada como uma das ações emergenciais do Grupo de Trabalho dos Pescadores.

        Durante reunião, realizada nessa terça-feira (28), as ações emergenciais do foram avaliadas e reajustadas. Além dos integrantes do GT - formado pelas Secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio; da Segurança Pública (Comando Rodoviário e Comando Ambiental da Brigada Militar) e Casa Civil (RS Mais Igual) - um representante do Ministério da Pesca também participou da reunião com pescadores do Delta do Jacuí, Litoral Norte, Bacia do Rio Uruguai e Vale do Taquari. A principal reivindicação dos trabalhadores é a intensificação da fiscalização da pesca durante o período de defeso ou piracema. A prática pesqueira, durante esse período, prejudica a qualidade da safra de peixes, comprometendo a atividade profissional.

      Fiscalização mais intensa

      Para atender à solicitação dos pescadores, a Secretaria de Segurança Pública irá manter a fiscalização mais intensa adotada atualmente, e criar um programa de fiscalização específico para ao período de reprodução dos peixes. O Departamento de Ensino e Treinamento da SSP irá desenvolver cursos periódicos de capacitação para os policiais militares que fazem a fiscalização. Será feita uma cartilha com orientações sobre os equipamentos de pesca permitidos, locais apropriados e os períodos em que a prática pesqueira não é permitida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário