quinta-feira, 1 de março de 2012

OPERAÇÃO GOLFINHO É PRORROGADA ATÉ O FERIADO DE PÁSCOA

        Para garantir a segurança dos veranistas que aproveitam o mês de março e abril - período de menor movimento nos litorais Norte e Sul -, os salva-vidas da 42ª Operação Golfinho permanecerão nas praias gaúchas até o feriadão de Páscoa, que neste ano acontece entre os dias 6 e 8 de abril. Pelo menos um terço do efetivo da temporada será mantido, o que representa em torno de 300 agentes no Litoral Norte e 40 no Sul. A Operação Golfinho também alerta para alterações no funcionamento das guaritas. Com o fim do horário de verão, elas passam a ser ocupadas até às 18h.

         Das 228 guaritas espalhadas pelo Litoral Norte, cerca de 60 estarão ocupadas. Serão priorizadas praias mais movimentadas, como Capão da Canoa, Torres, Tramandaí, Cidreira e Imbé. O comandante dos salva-vidas na região, tenente-coronel Daniel Minuzzi, garante que nenhum balneário ficará desprotegido, mas orienta os banhistas a optarem por locais próximos às guaritas ocupadas. "Tivemos uma grande redução no número de afogamentos e queremos manter este quadro", comemora Minuzzi, que aposta em uma grande movimentação de banhistas nos finais de semana até a Páscoa.

        No Litoral Sul, as praias de Cassino, Hermenegildo, Barra do Chuí e São José do Norte também permanecerão guarnecidas pelos salva-vidas. "Tudo para reduzir ainda mais a estatística de salvamentos", afirma o comandante regional Riomar dos Santos. "Não registramos nenhuma morte por afogamento no mar durante esta temporada", ressalta o major, que trabalha há dez anos como salva-vidas no Litoral Sul. "Não lembro de outra operação em que isto tenha ocorrido nas zonas protegidas pelos nossos agentes", comemora.

Salvamentos

       O último levantamento da Operação Golfinho contabiliza 1.246 salvamentos até o final desta terça-feira (28). Foram 923 resgates no Litoral Norte, 223 no Sul e 100 em balneários de água doce. O número total é 42,74% menor do que no ano passado, quando foram realizados 2.176 resgates, sendo 1.959 no Litoral Norte, 124 no Sul e 93 em balneários internos.

       O policiamento de rua também prosseguirá com reforço, principalmente nos finais de semana. De quinta-feira a domingo, cerca de 100 policiais serão deslocados às praias de Capão da Canoa, Torres, Cidreira e Tramandaí para reforçar o patrulhamento.

      Homenagem

      Nesta quarta-feira (29), foi realizada uma solenidade de entrega da Medalha Mérito Atlântico Sul, em homenagem às pessoas e entidades que colaboraram com a 42ª Operação Golfinho. O evento aconteceu a partir das 18h, em frente à Casa da Brigada Militar, na beira do mar de Capão da Canoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário