quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escuta Lilás quadriplica atendimentos às mulheres no RS

Desde a adesão do Governo do RS, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contras as Mulheres do Governo Federal, em 2011, o acolhimento no Centro de Referência da Mulher (CRM), através do Escuta Lilás, quadriplicou e realizou mais de dois mil atendimentos.  Neste período, a SPM capacitou mais de cinco mil agentes multiplicadores para o combate à violência doméstica.
"As ações da SPM, em divulgar a Rede Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres no Estado, tem levado as mulheres gaúchas a se sentirem mais seguras. As mulheres estão procurando ajuda", afirma a titular da SPM, Márcia Santana, sobre o aumento do registro de ocorrências envolvendo ameaças, lesões corporais, casos de estupros e homicídios contra as mulheres nas delegacias.

Nesta terça-feira, 7 de agosto, em alusão aos seis anos de existência da Lei Maria da Penha, a SPM, o Trensurb, os Correios e o Ministério Público do RS realizam uma campanha de divulgação da lei junto às estações do trem, as agências dos Correios, paradas de ônibus entre outros lugares. Criada em 2006, a Maria da Penha cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher,
Onde procurar ajuda em caso de violência
Em caso flagrante, primeiro acione a Brigada Militar (Disque 190). Entre em contato com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, através do Escuta Lilás- Ligue 0800 5410803 que é o número de utilidade pública do Centro de Referência da Mulher do RS (CRM/RS), ligado à SPM. Você também pode ligar para o 180.

Por telefone ou presencialmente, assistentes sociais, psicólogas/os e advogadas/os do CRM/RS irão orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e sobre os serviços disponíveis para o atendimento de suas demandas. A Rede é composta por: Delegacias, Casas-abrigo, Defensoria Pública, Ministério Público, Juizados, Postos de Saúde, Centros de Perícia, Centros de educação, reabilitação e responsabilização dos agressores, organismos de políticas para as mulheres, Núcleos de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, movimento de mulheres e Centrais de Atendimento à Mulher, como o Ligue 180.
http://www.spm.rs.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário