quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ministro da Justiça garante fortalecimento dos gabinetes integrados de segurança no RS


O fortalecimento das ações conjuntas entre as instituições federais e estaduais da segurança pública, visando a diminuição dos indíces de criminalidade, foi o principal tema da reunião entre o governador Tarso Genro e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ocorrida nesta sexta-feira (05), em Brasília. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, os gabinetes integrados de segurança estão funcionando plenamente, principalmente em municípios da fronteira com o Uruguai e a Argentina. O trabalho da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal já reduziu drasticamente o abigeato.

José Eduardo Cardozo ressaltou que as medidas conjuntas serão intensificadas no Rio Grande do Sul. "Nós temos uma parceria muito forte, muito integrada entre o Ministério da Justiça e o Estado do Rio Grande do Sul, até porque o atual governador é o mentor do Pronasci. Aquilo que nós podermos fazer para atender as necessidades do RS, em todas as perspectivas da segurança pública, será feito", garantiu o ministro.
Atualmente, são 58 cidades com Gabinetes de Gestão Integrada, além do GGI Estadual e do GGI da Fronteira. Em breve, os municípios de Bento Gonçalves e Vacaria estarão com suas estruturas operando.
Cardozo também garantiu a continuidade do bolsa-formação, programa que concede um adicional para policiais que realizam cursos de qualificação, durante o ano que vem. Em 2011 serão quase 4 mil servidores da segurança do Rio Grande do Sul que receberão o benefício.
O governador Tarso Genro garantiu que até o final de sua gestão pretende criar condições para integrar o valor da bolsa nos salários dos policiais. "Nós vamos trabalhar para, de forma processual, integrar estes valores no salários dos servidores. Neste momento, a nossa Casa Civil está orientada a encaminhar está negociação"' afirmou. Na próxima sexta-feira (12) haverá uma reunião entre integrantes do Governo do Estado e de entidades representativas da Segurança Pública para tratar do assunto.
Outro tema discutido foi a implementação do policiamento comunitário no Estado. O governador lembrou que a Secretaria de Segurança está trabalhando para definir a melhor forma de introduzir esta experiência no RS. O melhor exemplo do sucesso do policiamento comunitário é a consolidação das unidades de polícia pacificadora do Rio de Janeiro. A pedido do governador, o ministro da Justiça vai analisar a possibilidade de liberar recursos para a compra de aparelhos específicos, utilizados nas ocupações de regiões com taxas de violência elevadas.
Além da reunião com José Eduardo Cardozo, o governador também esteve com o ministro da educação, Fernando Haddad. No encontro, Tarso repassou informações sobre o Pacto Pela Educação que está sendo articulado no Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir todas as instituições ligadas ao ensino para melhorar os índices de educação em todos os níveis. O ministro já havia garantido a participação das entidades federais na proposta, que será finalizada nas próximas semanas.
Ainda nesta sexta-feira, Tarso terá audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário