quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SSP realiza encontro para definir ações dos Territórios de Paz


A Secretaria da Segurança Pública realizou reunião de trabalho com representantes de 13 secretarias e órgãos ligados ao Governo do Estado, na terça-feira (09), para articular ações que possam fazer parte dos Territórios de Paz previstos no Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci). O secretário-adjunto da SSP, Juarez Pinheiro, participou do encontro e salientou que segurança pública precisa agir de forma pró-ativa e preventiva. "É preciso conjugar as ações das secretarias estaduais e municipais para auxiliar no combate à criminalidade", afirmou.
A reunião, comandada pelo coordenador do Proesci, delegado Carlos Santana, possibilitou a troca de idéias e informações sobre projetos desenvolvidos pelas secretarias de Estado que possam ser usadas para diminuir a violência e a vulnerabilidade social.
Para Santana, o Proesci é uma versão aprimorada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem como um dos diferenciais a ampliação da faixa etária do público alvo prioritário, os jovens entre 12 e 24 anos. "O agenciamento de jovens pelo tráfico de drogas está acontecendo cada vez mais cedo e, por isso, é preciso agir preventivamente e oferecer alternativas de esporte, lazer, educação antes que os traficantes aliciem esses jovens. Desta forma, diminuímos a faixa etária, que no Pronasci era de 15 a 29 anos". De acordo com Santana, nesta neste intervalo se concentram os maiores índices de violência no Estado.
Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Esporte e Lazer, Ciência e Tecnologia, Economia Solidária e Apoio a Micro Empresa, Políticas para as Mulheres, Cultura, Justiça e Direitos Humanos, Saúde, Casa Civil, Habitação e Saneamento, além de CEEE e Trensurb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário