quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

JOVENS NOS PRESÍDIOS SÃO TEMA DE OFICINA DA SUSEPE

A Coordenadoria da Juventude da Susepe realizou no sábado (28/1) a abertura da oficina "Juventude Negra em Situação de Vulnerabilidade", no auditório do Sindisprev, em Porto Alegre. O evento integra as ações do Fórum Social Temático. 

Foram apresentados dados gerais dos jovens no sistema carcerário no Rio Grande do Sul. Hoje, 25% estão na faixa de 25 a 29 anos de idade, enquanto 20% tem entre 18 a 24 anos. 

As coordenadoras Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro abordaram também o programa MC's para a Paz (Multiplicadores para a Paz). Em funcionamento desde 2007, fomentou debates acerca de sua eficiência como propulsor de auxílio na redução de reincidência no sistema prisional do RS. 

Elas afirmaram que os jovens integrantes do MC's para a Paz, motivados pela cultura hip hop, se transformam em disseminadores de uma cultura de não-violência dentro das galerias prisionais. Muitos se identificam com a cultura musical que traz relatos, de toda uma classe socialmente vulnerável. 

Por meio do programa, jovens gravaram CDs e se dedicam a escrever livros. A oficina reuniu educadores, ativistas de movimentos raciais e jovens de várias regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário