quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ÔNIBUS DO "TRANSPARÊNCIA HACKER"

Uma atividade diferente movimentou os jovens e crianças do Território de Paz da Restinga, nesta sexta-feira (27). O ônibus do projeto "Transparência Hacker", que percorre o Brasil promovendo oficinas e debates sobre a transparência pública e a participação política por meio da internet e de novas tecnologias, estacionou junto ao posto móvel da Brigada Militar, na Rua Belize. Seus integrantes promoveram debates e oficinas, envolvendo temas como o direito à cidadania, à educação, à saúde e à cultura digital. 

As crianças que estavam no local para participar das atividades receberam informações sobre a internet. Um dos integrantes do projeto, o estudante do curso de Direito, Henrique Trevisani explicou que a idéia da comunidade do Transparência Hacker é a troca de experiência com as pessoas das comunidades. "Queremos usar o conhecimento da tecnologia da informação para aprimorar a execução das ações nestas localidades. Nosso objetivo é estimular a população a apropriar-se das tecnologias e dos dados públicos e, com isso, poder se organizar e melhorar suas vidas". 

O diretor do Departamento de Gestão Estratégia Operacional da Secretaria da Segurança Pública, Carlos Frederico Hirsch, ressaltou a importância dessa troca de experiência proporcionada pelo projeto no Território de Paz da Restinga. Destacou que a SSP já assinou o protocolo de intenções de publicação de dados abertos e, hoje, já disponibiliza alguns de seus dados para que a população se aproprie, tome conhecimento e que possa utilizá-los para estudos e, "com isso, acabam colaborando para o aprimoramento da segurança pública". 

O coordenador dos Territórios de Paz, Carlos Alberto da Silva Souto, disse que esse tipo de atividade visa levar às comunidades da periferia cultura, conhecimento, além de proporcionar um debate sobre sua própria realidade e, a partir disso, poder construir formas e ações que vão resultar na melhoria de suas vidas. O ônibus da "Transparência Hacker" participou do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário