segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Imbé: ação coíbe venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes


15/02/2013 - Infância e Juventude

IImbé: ação coíbe venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes: ação coíbe venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes


Fotos/Marjuliê Martini
Ação foi coordenada pelo Ministério Público
“Tem criança que pede pra comprar bebida, mas eu digo que não posso vender porque é crime”, contou Maria Iolanda Tyski, uma dos 28 comerciantes que receberam orientações dos Promotores de Justiça durante a noite desta quinta-feira, 14, no centrinho de Imbé. “Quando eu vejo os jovens bebendo eu só penso na angústia das mães”, disse ela, que aprovou a ação do Ministério Público, realizada para o combate à venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes no local. Participaram da ação o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Marcelo Lemos Dornelles, além dos Promotores de Justiça do Programa Veraneio Fernando Andrade Alves, Ricardo Schinestsck Rodrigues e Léo Mário Heidrich Leal, bem como as Promotoras de Justiça de Tramandaí Janine Rosi Faleiro (diretora da Promotoria) e Susana Cordero Spode.

A ação contou com o apoio da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Administração e Fiscalização Tributária, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Cruz Vermelha, Movimentos de Escoteiros do RS, Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas e Conselhos Municipais de Combate às Drogas de Tramandaí e Osório. Também estiveram presentes o Juiz da Comarca, Emerson Silveira da Mota, o Vice-Prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovatto, o Delegado de Polícia de Imbé, Álvado Butelli, vereadores e demais autoridades locais.

Para o Promotor de Justiça Fernando Andrade Alves, a ação cumpriu seu propósito. “O trabalho demonstrou sinergia entre as instituições, já que foi organizado em curto espaço de tempo, e tivemos uma receptividade muito boa no comércio local, o que nos demonstra que a ação era esperada pela comunidade, que aprovou as medidas”, disse. “A visibilidade do MP como uma instituição que participa da comunidade e que está preocupada com os problemas mais urgentes; os comerciantes têm os mesmos anseios que os nossos, que é de que não passemos mais os anos vendo meninos e meninas entregues ao álcool e à vulnerabilidade social”, concluiu.

A Promotora de Justiça Janine Rosi Faleiro também analisou a ação como de extrema importância. “Este é o local onde os problemas acontecem, e quem comete o crime é aquele que vende bebida alcoólica; o adolescente é a vítima”, reiterou.

NÚMEROS

Os Bombeiros encontraram irregularidades com relação aos Planos de Proteção contra Incêndio em sete estabelecimentos, bem como problemas no acondicionamento e validade de gás de cozinha, instalações elétricas, obstrução dos sistemas de extintores de incêndio. Quatro receberam notificação de adequação, e outros três foram advertidos.

Já a Polícia Civil e Brigada Militar realizaram 38 abordagens de veículos para verificação de documentação e prevenção à embriaguez ao volante, e 87 abordagens a pessoas que consumiam bebida alcoólica nos estabelecimentos comerciais e à Beira Mar para constatação da idade.

O balanço dos dados foi organizado pelo Assessor de Segurança Institucional do Ministério Público, Tenente Coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso, Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, que também participou da ação.
MTG apoiou a ação
Ônibus do MP também recebeu população local para atendimento
"Só penso na angústia das mães", disse Maria Holanda
Delegacia Móvel e equipe da Polícia Civil deram apoio
Vice-Prefeito de Imbé (de azul) participou da ação
28 estabelecimentos foram orientados sobre proibição da venda de álcool a menores de 18 anos
Centrinho de Imbé foi alvo da fiscalização
Bombeiros encontraram irregularidades no sistema de combate a incêndios...
... e instalações elétricas de estabelecimentos


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário