segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mulheres ocupam 30% das vagas do Conselhão

Vinte e sete mulheres compõem a nova gestão do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES–RS), anunciada oficialmente pelo governador Tarso Genro em 22 de janeiro, em solenidade no Palácio Piratini. O número corresponde a 30% dos 90 conselheiros que integrarão o colegiado nos próximos dois anos.
A participação feminina no Conselhão foi ampliada em relação à composição anterior, de modo a cumprir a Lei de criação do CDES–RS, que determina que, em sua segunda gestão, haja o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% de cada gênero. Trata–se de uma situação inédita em colegiados do país.
Para a socióloga, feminista e nova conselheira do CDES–RS Lícia Peres, a ampliação da presença feminina no Conselhão é uma iniciativa muito importante. “A voz feminina deve ser ouvida em todas as instâncias. As mulheres têm muito a colaborar com o trabalho do Conselho, que é assessorar o governador na definição de rumos e tomada de decisões para o Rio Grande do Sul”, explica.
As novas conselheiras do CDES–RS são Carmem Camino, Cleonice Fabiane Back, Deborah Finocchiaro, Diza Gonzaga, Irmã Lourdes Dill, Letícia Moreira da Silva, Lícia Peres, Luciana Miron, Luisa Geisler, Maria Tujira da Silva Cardoso, Marta Rossi, Mirian Barbosa, Orildes Maria Lottici e Sandra Lucia Lopes da Silva, além de uma representante indígena que ainda será anunciada.
Já integravam a gestão anterior Daiane dos Santos, Georgina Bond Buckup, Josecarla Signor, Josiane Rodrigues de Oliveira, Mara Feltes, Maria Alice Lahorgue, Mercedes Cánepa, Nadine Anflor, Neuza Canabarro, Rosane Zimmer, Sandrali de Campos Bueno e Underléa Bruscato.
O CDES–RS é um órgão de assessoramento e consulta do Governo do Estado, composto por 90 conselheiros que atuam de forma voluntária e representam diversos segmentos sociais. Consiste em um espaço público não estatal, cuja atribuição é propor diretrizes estratégicas, voltadas ao desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável do RS.
Desde sua criação, em março de 2011, o CDES–RS encaminhou um amplo conjunto de recomendações ao Executivo estadual, das quais mais de 130 propostas já foram acolhidas e transformadas em políticas públicas.
 
Foto: Caroline Biccochi


Nenhum comentário:

Postar um comentário