segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos realiza primeira reunião operacional

       A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge) iniciou oficialmente suas atividades, nesta quarta-feira (08), em Porto Alegre, ao realizar sua primeira reunião operacional. Instalada no dia 25 de julho e coordenada pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, a entidade congrega todas as instituições públicas envolvidas na segurança e defesa civil nas três esferas governamentais. Presentes em todos os estados-sede da Copa, as comissões têm como objetivo preparar o País para recepção de grandes eventos até 2016, incluindo a Copa do Mundo, em 2014.

        "Nunca tivemos aqui no Brasil uma ação que agregasse tantos esforços como a Copa do Mundo", enfatizou o coordenador da Coesge e delegado da Polícia Federal, Sérgio Henrique Silva de Silva. Todos os órgãos envolvidos elaborarão um plano único de segurança do RS para a Copa do Mundo, que será o documento entregue para Fifa e norteará todas as ações relativas à área na recepção dos grandes eventos até 2016.

      "Esta Comissão permite que haja integração dentro de cada situação que vamos enfrentar nos grandes eventos, não só Copa do Mundo. Assim haverá, por meio do Centro de Comando e Controle Integrado, protocolos integrando todos os órgãos no comando das operações", afirmou o secretário-executivo da comissão, o coronel da Brigada Militar, Erlo Pietrosky.

      A organização da comissão foi divida em quinze oficinas temáticas, que incluem setores como segurança nas fronteiras, mobilidade urbana, estádios, Centros de Treinamentos de Seleções (CTS), inteligência, entre outros. Todos os trabalhos serão acompanhados pelo Ministério da Justiça, sendo encerrados até o dia 30 de outubro deste ano. A coordenação da Comissão ficará situada na Secretaria Estadual de Segurança Pública e as oficinas divididas em prédios públicos e na sede do Sport Club Internacional, no caso da oficina de Estádios.

A reunião desta quarta-feira contou com um representante da Organização Internacional de Polícia Criminal , a Interpol, que deve se somar à Comissão em momento posterior, bem como os adidos brasileiros lotados no exterior. Compõem a Coesge os seguintes órgãos: Polícia Federal, Força Nacional, Ministério da Defesa ( Força Aérea Brasileira, Marinha e Exército), Defesa Civil do Estado, Casa Civil (Governo do Estado), Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Detran,  Instituto-Geral de Perícias (IGP), além de companhias municipais de trânsito (como EPTC, no caso da Capital) e Guarda Municipal de Porto Alegre.

http://www.ssp.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=81&id=18458
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário