segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Susepe firma parceria para promover reinserção social através do esporte

          Para viabilizar a criação de espaços esportivos previstos dentro do programa Bola na Rede, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou parceria com a empresa de Construção Civil Maraschim. Idealizado pela Coordenadoria da Juventude (CJ), o programa visa estimular o esporte entre os apenados do Instituto Penal de Viamão (IPV).

          O empresário Fernando Maraschim vai contribuir com materiais para a construção de uma cancha de futebol sete, além de três churrasqueiras, que integram a área de convivência no local. Para a execução do projeto, cujo acordo ocorreu na sexta-feira (10), Maraschim pretende formar uma rede de parceiros com empresários de Viamão. As obras serão realizadas com mão de obra prisional.

          Integrante da CJ e autora do programa, a psicóloga Maristela Mostardeiro explica que a ideia é buscar maior integração entre os apenados por meio do esporte. "Queremos formar equipes de trabalho, demonstrando que o esporte é um elemento agregador, que traz união e estabelece limites". Maristela destacou que o objetivo é revitalizar o espaço no IPV e ampliar as parceria com os empresários. "A transversalidade com outras secretarias vai possibilitar a criação de mais três espaços: um playground, uma área para esportes diversos e uma área de convivência".

Bola na Rede
         O programa Bola na Rede é inédito no sistema prisional do RS. O projeto-piloto  envolve reuniões, encontros para formação dos esportistas, realização de oficinas e estudos na área de esportes no IPV. "A ideia é que o Bola na Rede se consolide como um meio de inserção social com a multiplicação desses centros esportivos". A Secretaria de Esportes garantirá recursos no orçamento de 2013 para contribuir com as ações integradas ao projeto.

http://www.ssp.rs.gov.br/?model=conteudo&menu=81&id=18485

Nenhum comentário:

Postar um comentário